Em um dia como hoje, em 1965, a antiga Vila Treze de Janeiro conquistava o seu desmembramento de São Borja
O município de Santo Antônio das Missões completa nesta quarta-feira (12), 57 anos de emancipação política-administrativa. Com uma população estimada pelo IBGE em 10.050 habitantes, é governado atualmente pelo prefeito Felisberto dos Santos Ferreira (Progressistas). Faz divisa territorial com os municípios de São Nicolau, São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Itacurubi, São Borja e Garruchos.
Para celebrar a data, o município realiza nesta quarta-feira (12), várias ações. A principal festividade ocorrerá na Praça da Matriz, a partir das 17h. Um bolo em formato do número “57” será confeccionado pela Prefeitura de Santo Antônio das Missões. Ao mesmo tempo, ocorrerá a 4ª Tarde dos Chás, oportunidade em que diversas entidades do município irão produzir muitas opções de chás. Serão quase 20 tendas com distribuição. A animação do evento ficará a cargo de 4 Elementos e Banda. Mais tarde, às 20h, haverá show, também na Praça da Matriz, com a Banda Industria Musical.
HISTÓRIA
Santo Antônio das Missões, com seus 1.685 km², é considerado o maior município em extensão territorial da Região das Missões, guardando em seu território uma rica história, desde os primitivos guaranis, passando pelo domínio jesuíta, espanhol e português.
Conhecida antes como Vila Treze de Janeiro, era o 4° Distrito de São Borja, tendo este nome em homenagem à “Moção Plebiscitária de São Borja”. Teve sua emancipação político e administrativa em 12 de outubro de 1965. O nome Santo Antônio das Missões teve origem pelo fato de que onde hoje está situada a sede do município havia uma sesmaria denominada “Santo Antônio”, pertencente aos jesuítas.
O slogan do município é “Celeiro da Hospitalidade”, devido a comunidade santo-antoniense ser muito hospitaleira. Um dos pontos turísticos da cidade é o Museu Monsenhor Wolski, o qual possui o segundo maior acervo de miniaturas em arte barroca-jesuítica de todo o país. A Figueira, situada em frente a Câmara de Vereadores, é considerada Patrimônio do Município. Destacam-se também as cercas de pedras e a Estância do Itaroquém, bem como o centenário Cemitério do Itaroquém.
Rádio Missioneira