Grande leilão de ovelhas crioulas será atração nesta terça-feira - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
12 de novembro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Grande leilão de ovelhas crioulas será atração nesta terça-feira

12 de novembro de 2013 l 07:20
Materia atualizada: 12/11/2013 l 07:20




Compartilhe!

Nesta terça-feira,12 de novembro, será realizado leilão oficial para alienação de ovinos junto ao Parque de Exposições do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga. Na ocasião, serão leiloados 19 animais, sendo seis ovelhas, cinco capões, três carneiros reprodutores, três borregos e duas borregas. Os ovinos a serem leiloados estarão em exposição para visitantes e interessados nas dependências do parque a partir das 8h. Logo mais, às 14h30min, terá início o leilão oficial dos animais, com participação aberta a toda a comunidade regional.

Segundo a Chefe do Setor de Turismo, Sandra Ferreira, por conta do número elevado de ovelhas crioulas encontradas hoje no Sítio Arqueológico de São Lourenço (33 ovinos), a Administração Municipal estará oportunizando aos interessados a possibilidade de adquirir ovelhas Lanada de qualidade genética rústica, as quais, além de fazerem parte de um patrimônio histórico deixado pelos colonizadores no Estado do RS, possuem atributos no emprego de sua lã na confecção de diversos tipos de artesanatos, além de carne de excelente sabor.

VALORIZAÇÃO CULTURAL – Introduzidas no Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir em dezembro de 2002, através de projeto de valorização da ovinocultura jesuítica-guarani desenvolvido pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga na gestão do então prefeito Jauri Gomes de Oliveira, as ovelhas crioulas da raça Lanada foram enviadas ao município pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, que, na oportunidade, encaminhou vinte ovelhas crioulas e dois carneiros para compor o rebanho são-luizense.

Segundo o projeto original, as ovelhas crioulas adquiridas visavam a recuperação cultural da ovinocultura praticada pela comunidade guaranítica da redução de São Lourenço Mártir, criando diferenciais para ampliar o rebanho e, concomitantemente, fornecer matéria-prima para artesanato, dada a boa qualidade da lã para este fim. Segundo a Embrapa, a ovelha crioula possui lã naturalmente colorida, sendo própria para o artesanato de fiação e tecelagem, além de ser empregada na confecção de tapetes, artigos decorativos e vestuário. O pelego, por sua vez, é considerado de qualidade superior para a indústria, sendo utilizado constantemente pela indústria artesanal para emprego em montarias. Já a carne da ovelha crioula é muito apreciada, devido ao seu excelente sabor e pequena quantidade de gordura.

De acordo com o Setor de Turismo, após o leilão, o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir contará com 14 ovelhas crioulas remanescentes, as quais permanecerão como uma atração permanente para os visitantes em um dos mais importantes pontos turísticos do município, declarado pela UNESCO como Patrimônio Histórico Nacional.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados