logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Governo amplia dose de reforço contra a covid-19 para todos os adultos

Compartilhe!

Injeção de vacina contra a covid-19 será aplicada 5 meses depois da 2ª dose

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, determinou nesta terça-feira (16) a ampliação do público que receberá a dose de reforço da vacina da covid-19. Agora, toda a população adulta está apta à injeção a partir de 5 meses depois da 2ª dose. O intervalo para tomar a dose de reforço também foi reduzido de 6 meses para 5 em todas as faixas etárias.

Segundo o ministério, estudos mostram queda da resposta imune a partir do 5º mês. Esse foi o motivo para a mudança no intervalo. Queiroga também anunciou nesta 3ª feira que a Janssen terá uma 2ª dose a partir de 2 meses da 1ª. Antes a vacina era administrada em dose única. A pessoa vacinada com Janssen poderá tomar o reforço 5 meses depois da 2ª dose deste imunizante.

DOSE DE REFORÇO: COMO FUNCIONA

A população maior de idade tomará o reforço ao menos 5 meses depois da 2ª dose de qualquer imunizante (AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac e Janssen). 

Dessa forma, se o adulto tomou a 2ª dose em outubro, por exemplo, a dose de reforço será aplicada em março. O reforço será preferencialmente com um imunizante diferente daquele tomado no 1º ciclo vacinal. O ideal é que seja usada a vacina da Pfizer. Na falta, serão utilizadas AstraZeneca ou Janssen. Caso a pessoa tenha recebido as doses da Pfizer na 1ª e 2ª dose, o imunizante será o mesmo no reforço, disse Queiroga.

O Ministério afirma que há 158 milhões de maiores de idade que tomarão o reforço. A pasta disse que neste momento existem 100 milhões deles que já estão aptos.

Fonte: Poder 360 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.