Governador afirma que vacinação contra a covid-19 iniciará hoje às 17h

Compartilhe!

O governador Eduardo Leite anunciou que a vacinação contra a covid-19 vai começar ainda nesta segunda-feira (18) no Rio Grande do Sul. A previsão é de que isso ocorra por volta das 17h. Segundo o governo estadual, a primeira pessoa a ser vacinada no Estado será uma profissional da saúde que trabalha no Hospital de Clínicas.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse também nesta manhã que a vacinação será iniciada a partir das 17h em todo o país. “O ministro autorizou anteciparmos o início da campanha. As primeiras doses começam a ser transportadas em seguida para o nosso Estado e já estamos com a logística pronta para iniciar o envio para todas as 18 regiões de saúde”, afirma Leite.

Neste primeiro momento, o Rio Grande do Sul está recebendo 341,8 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório Sinovac. Deste total, 311.680 doses vão ser para os grupos prioritários (profissionais da saúde da linha de frente e idosos que vivem em instituições de longa permanência) e outras 30.120 à população indígena.

“Vamos receber as doses na tarde desta segunda-feira (18) e iniciar ainda hoje o processo de imunização. Temos uma rede de saúde bem distribuída e toda a rede logística já preparada. Transporte, rede de frio, seringas agulhadas, ou seja, tudo pronto para iniciar esse grande processo de vacinação assim que as doses chegarem à capital gaúcha”, disse o governador. Segundo ele, em 24 horas, as doses estarão em todas as regiões do Estado, para que elas também possam iniciar a aplicação, respeitando as faixas definidas no Plano Nacional de Imunizações (PNI).

 Rádio Missioneira/G1