Golpe virtual já deu prejuízo de R$ 70 mil em pessoas da região

Compartilhe!

A Polícia Civil fez um alerta sobre um novo golpe que está acontecendo na região. Criminosos estão utilizando um aplicativo que consegue utilizar os dados do celular. A informação foi repassada pelo delegado Heleno dos Santos, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

Falando para a reportagem da Rádio Missioneira, conforme o delegado, este tipo de golpe já vitimou alguns moradores do município de Caibaté nos últimos dias, onde cinco pessoas fizeram o registro. Neste primeiro levantamento, o prejuízo chegou aproximadamente aos R$ 70 mil, mas poderá ser maior, pois a Polícia acredita que algumas pessoas ainda não efetuaram o registro.

O delegado Heleno explicou que os golpistas após se passarem por funcionários de bancos através de ligações telefônicas, falando sobre a necessidade de uma atualização de dados, neste caso da nova modalidade de pagamento, o “PIX”, que autoriza o pagamento instantâneo de valores através deste aplicativo. Usando de uma boa conversa, vão solicitando dados e neste meio tempo, alegam a necessidade de instalar outro aplicativo para a atualização dos dados que permite o manuseio do celular à distância pelos criminosos e com isso, tendo acesso a todas as informações e senhas, onde conseguem realizar movimentações financeiras nestas contas.

A Polícia orienta que para evitar este tipo de golpe, é importante que o cliente ligue para o banco e confirme se estão fazendo algum serviço de manutenção remota. As agências bancárias não solicitam a senha do cliente por meios virtuais, seja por telefone ou e-mail.

Rádio Missioneira