Gestores de turismo dos municípios missioneiros se reúnem para buscar alternativas em meio à crise do covid-19 - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
29 de agosto de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Gestores de turismo dos municípios missioneiros se reúnem para buscar alternativas em meio à crise do covid-19

Prefeito Puranci Barcelos – Diretor do Detur/FUNMISSÕES
29 de agosto de 2020 l 13:59
Materia atualizada: 29/08/2020 l 13:59




Compartilhe!

Virtualmente, os municípios da Região das Missões, tem participado de assembleias do Departamento de Turismo da Funmissões. As reuniões realizadas por videoconferência são coordenadas pelo Prefeito de Santo Antônio das Missões Puranci Barcelos dos Santos, que é o diretor deste departamento na fundação, com apoio do Comitê Gestor do Turismo Missioneiro, formado por seis representantes dos setores público e privado do segmento de turismo.

Puranci tem relatado ao grupo a sua percepção e os desafios encontrados desde o início do isolamento social no estado do Rio Grande do Sul. Sua fala tem sido pautada enquanto representante do poder público, sempre com o olhar de gestor, pensando na vida das pessoas e no desenvolvimento econômico da região.

No decorrer destes meses, em todas os encontros, se abre espaço para apresentação de um breve relato dos municípios participantes, onde tem sido unânime a explanação sobre o impacto gerado nos setores de indústria, comércio e serviços, em função do período de isolamento instituído pelos decretos estaduais. Também há o entendimento geral de que o turismo foi um dos setores primeiramente impactado.

As reuniões tem pautado, tratar principalmente de realizar uma análise situacional dos municípios para posteriormente, serem desenvolvidas ações de trabalho que vislumbrem a retomada das atividades e da economia nos próximos meses.

Entre os desafios da região está a unificação dos posicionamentos dos municípios, já que cada um deverá retomar suas atividades em períodos diferentes e com estratégias diversas. Também, há uma evidente preocupação com sobreposição de eventos cancelados do primeiro semestre que será refletida no acumulo de eventos no último trimestre do ano. Enquanto destino, o que se pede é que haja um compartilhamento das decisões entre os municípios a respeito dos maiores eventos, para haver o mínimo de conflito nas datas.

Para os secretários de turismo da região, que tem participado de todos os encontros virtualmente,é destacada a importância da governança estar articulada, mais do que nunca, neste momento de crise profunda do setor do turismo. “Enquanto municípios, estamos nos preparando para o retorno mais rápido possível, estudando e formalizando um plano estratégico em curto prazo, pós-pandemia, mas, é imprescindível estarmos conectados com a região, para que possamos ficar mais fortes e desenvolvidos”. destacou o Diretor do Detur.

Fonte: Funmissões


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados