Garruchos registra surto de covid-19, com aumento de casos e internações

Compartilhe!

Município vive uma nova onda da doença. Casos ativos passam de 20

O município de Garruchos vem observando neste mês de junho um aumento considerável nos números da pandemia. Conforme a médica da Secretaria Municipal de Saúde, Carlise Capeletti, somente nos 14 primeiros dias do mês, positivaram para a doença mais pessoas do que em todo o mês de maio. Conforme a médica, o município passa por um novo surto, semelhante ao que ocorreu em abril.

Segundo Carlise, até o início da tarde desta segunda-feira (14), Garruchos está com 24 casos ativos da doença, 58 pessoas estão em monitoramento e quatro moradores estão internados, sendo três na cidade de São Borja e um em Ijuí. Todos estão necessitando de suporte de oxigênio. Conforme a médica, os números são preocupantes, comparados a população residente no município.

O pior momento da pandemia em Garruchos foi registrado em abril, atingindo o pico de 28 casos ativos. O temor é de que se a média móvel de novos casos seguir neste patamar, o município passe a enfrentar uma segunda onda ainda mais forte.  

O alto número de pessoas em monitoramento está interferindo, também, no andamento da vacinação. Segundo a médica, as pessoas monitoradas não podem ser imunizadas e isso representa um atraso no cronograma no plano de vacinação.

Desde o início da pandemia, Garruchos registou quatro óbitos pela doença. A Secretaria de Saúde permanece instruindo a população a tomar os devidos cuidados contra a doença e evitar um novo agravamento no município.

Rádio Missioneira