Garruchos: criada associação para defender interesses dos atingidos pela barragem de Garabi

Compartilhe!

Garruchos é um dos municípios que serão atingidos com a construção da Usina de Garabi, no rio Uruguai. A barragem de Garabi terá cerca de 40 metros de altura e 3200 metros de comprimento e irá desalojar milhares de famílias no município.

Com intuito de defender interesses dos antigos, foi criada uma associação dos atingidos. Segundo o porta voz Joarez Dias, a associação não possui fins lucrativos ou políticos. ‘’Nosso único objetivo é defender as famílias da cidade e interior que serão atingidas’’, disse o porta vez, em entrevista ao Jornal da Manhã.

Hoje seria realizada uma reunião com o corpo técnico da Eletrobrás, mas ela foi adiada por compromissos da equipe que viajou à Brasília. Na reunião, Juarez e outros membros da associação iriam sanar dúvidas dos moradores. ‘’Muitas perguntas ainda estão sem resposta, principalmente em relação às indenizações’’, disse.

Conforme Juarez, na próxima reunião serão levados os questionamentos da comunidade. Depois, os membros da associação irão reunir-se para saber das respostas desses questionamentos. A adesão à associação é gratuita. Ele convidou todos os moradores para aderirem e fortalecerem o movimento.

Outra preocupação dos membros da associação é quanto ao acesso asfáltico de Garruchos. Segundo o porta voz, o governador autorizou três obras no estado, sendo uma delas a de Garruchos. ‘’Demos um passo fundamental, que é o entendimento das empresas responsáveis pela obra, que estão em fase de tratativas’’, finalizou.