logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Frigorífico de Santo Ângelo passa a exportar carne suína para as Filipinas

Compartilhe!

Ocorreu na última terça-feira (25) o primeiro embarque de carne suína do Rio Grande do Sul com destino às Filipinas. O produto tem como origem frigoríficos da empresa Alibem. Um deles está situado em Santo Ângelo, nas Missões. O outro fica em Santa Rosa.

Segundo o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do estado, Rogério Kerber, as Filipinas são um importante mercado da carne suína brasileira. Para ele, o país deverá ser o segundo maior comprador em 2024, perdendo apenas para a China. Em 2023, as Filipinas foram o terceiro maior mercado, com mais de 126 mil toneladas de carne suína exportada.

“Trata-se de uma vitória que foi possível após a conquista do status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Se considerar aves e suínos, as duas proteínas aprovadas para a exportação do estado para as Filipinas, o volume em 2023 foi de 394 mil toneladas”, detalha Kerber.

Em março deste ano, as autoridades filipinas reconheceram a equivalência de sistemas de inspeção sanitária, especificamente para as exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de aves. O Departamento de Agricultura e Inspeção das Filipinas outorgou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorização para certificar e habilitar estabelecimentos auditados pela missão de inspeção do país asiático, num modelo conhecido como ”system accreditation”. O acordo, que é válido por três anos, inclui a possibilidade de habilitar outras unidades produtivas que atendam aos requisitos estabelecidos.

Fonte: Governo do Estado

 

 

 

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.