Município que tem entre seus pilares econômicos e culturais a produção agropecuária, Garruchos sediou no sábado (7) a 3ª Festa do Cordeiro. Mais de 200 pessoas participaram da ação promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e pela Associação da Pecuária Familiar. A realização do evento também contou com o apoio do Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc, desenvolvida pelo Ministério da Cultura, e da Prefeitura de Garruchos.
A programação desenvolvida na Comunidade de São José Velho, contou com troca de experiências sobre criação e manejo de ovinos, valorização da identidade cultural local, através de apresentações artísticas dos grupos Sarandeio e Novas Querências, e almoço com churrasco de cordeiro.
O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Ezequiel Perini Pavelacki, destaca a importância econômica da produção de ovinos em Garruchos, presente em 145 propriedades, bem como seu papel na segurança alimentar das famílias, tendo entre suas vantagens também a baixa demanda por área. Também salientou a rápida evolução do plantel, cuidados sanitários e conhecimento do local de manejo.
A realização do evento é culminância da organização dos produtores locais que fundaram a Associação da Pecuária em 28 de agosto de 2019. “A partir desta data, vem trabalhando incansavelmente e de forma coletiva no fortalecimento econômico, social, político e ambiental dos pecuaristas familiares associados, estimulando a constituição de um patrimônio comum, propício ao desenvolvimento de atividades e práticas de trabalho comunitário”, relata Pavelacki.
Paralelamente à Festa do Cordeiro, a comunidade também pode prestigiar a Feira da Agricultura Familiar, com exposição de panificados, embutidos e artesanatos produzidos por agricultores e artesãos locais. Além da participação no evento, os feirantes comercializam seus produtos semanalmente na Casa do Produtor em Garruchos, nas terças-feiras, das 9 às 11h.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar