logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Fecoagro projeta crescimento de 10% para cooperativas gaúchas em 2020

Compartilhe!

Com os números das cooperativas filiadas à Fecoagro já fechados no exercício de 2019, a entidade já trabalha com as estimativas para o ano de 2020. Presidente da Fecoagro, Paulo César Vieira Pires participou do programa Jornal da Manhã desta quinta, 23, onde falou sobre o trabalho.

Mesmo com o excelente resultado de 2018, até considerado “fora da curva”, 2019 não deixou a desejar no desempenho, até surpreendendo os mais otimistas, com as cooperativas faturando R$ 26 bilhões. Isso representa redução de 0,3% no faturamento, porém, o resultado teve crescimento de 4,2%. Como o crescimento em 2018 foi de 25%, impulsionado pela venda de produto represado, mesmo com a redução de 2019 a média de crescimento desses dois anos ficou em 12,5%, o que faz a entidade estimar crescimento de pelo menos 10% neste ano.

O ano de 2020 inicia com previsão de quebra em torno de 18% na safra de soja no RS. O maior dano observa-se na soja plantada em outubro, sedo que os municípios que mais registraram perdas situam-se na região central do Estado. Como o setor primário depende muito das oscilações do mercado internacional, o entrevistado analisou que se deve observar o novo momento.

Considerando que foi dada muita atenção em nível mundial à países como China e índia, o presidente Donald Trump tem aplicando uma política protecionista, onde só visa os interesses de seu país. Porém, uma vez que houver um acordo entre EUA e China, por exemplo, o Brasil pode perder mercado. Outro item da pauta é a tabela de fretes, muito importante no agro. Hoje, no Brasil, existe tendência de empresas investirem no transporte. Espera-se que novas medidas sejam tomadas, lembrando que hoje o preço está definido por decreto, o que demonstra a turbulência no setor.

Sobre os investimentos das cooperativas neste ano, o entrevistado considera que agregar valor é fundamental. Nos dias 28, 29 e 30, a Caravana da Rede Técnica Cooperativa, com participação de todas as cooperativas do Estado, vai sair de Cruz Alta para fazer várias visitas a universidades e produtores, inclusive na propriedade do campeão de produtividade de soja no Brasil, em Sarandi. Essas iniciativas são importantes para que as cooperativas não fiquem esperando para que o vendedor dite as regras do mercado.

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.