logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Famílias recebem orientações sobre manejo de ovinos em Santo Antônio das Missões

Compartilhe!

A Reunião Técnica da Associação da Pecuária Familiar Missioneira (APFM) contou com a participação de aproximadamente 25 famílias de associados, autoridades e parceiros ligados ao setor agropecuário, interessados em saber mais sobre ovinocultura e também formas de reduzir custos e gerar renda. Para a realização do encontro, nesta quinta-feira (31), a família de José Alberto Nunes de Oliveira abriu as portas de sua propriedade no Rincão dos Oliveiras, onde são criados bovinos e ovinos em área de campo nativo. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e APFM, com apoio da Prefeitura Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Orientações sobre pré-parto de ovinos e manejo do cordeiro recém-nascido foram apresentadas pelo chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, André de Oliveira. O extensionista rural lembrou que o terço final da gestação em ovinos é quando ocorre o maior ganho de peso do feto, período que requer cuidados específicos para garantir que o cordeiro nasça saudável. “Cordeiros leves e fracos tem menos chances de sobrevivência e estão mais predispostos ao ataque de predadores”, destaca.

Na sequência, foi realizada demonstração de limpeza pré-parto e parição, desde a cabeça, úbere e períneo, assim como cuidados no momento do parto (quando e como interferir) e no pós-nascimento, com administração de colostro, aferição da temperatura e aleitamento artificial, quando necessário.

Na oportunidade, os extensionistas da Emater/RS-Ascar Marieli Bremm e Flávio Bonato também conduziram demonstração de método para a produção de sabão artesanal, de uso versátil e baixo custo. Para isso, foram utilizados apenas quatro ingredientes: soda, álcool, óleo de cozinha reutilizado e água.

Associação da Pecuária Familiar Missioneira

A Associação existe desde 2007 e conta atualmente com 32 famílias associadas, que recebem assistência técnica da Emater/RS-Ascar, instituição vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

A proposta principal da organização dos pecuaristas em uma associação é promover a dinamização de alternativas sustentáveis para a pecuária familiar, com ênfase no manejo sustentável de agroecossistemas, produção de pecuária à base de pasto, bem-estar animal e produção orgânica de alimentos. Com isso, busca também melhorar a condição de vida das famílias através do aumento da produtividade de suas unidades de produção, com sustentabilidade produtiva, econômica, social e ambiental e alcançar, a médio prazo, uma produção agroecológica lucrativa e sustentável a partir do sistema de pastoreio rotacionado em área de campo nativo.

As reuniões da Associação ocorrem mensalmente em sistema de rodízio, nas propriedades das famílias associadas. 

Crédito foto: Marieli Bremm, Divulgação, Emater/RS-Ascar

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.