logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Família Ortaça homenageia aos quatro troncos missioneiros

Compartilhe!

A Família Ortaça prestou uma homenagem aos quatro troncos missioneiros no fim da tarde de ontem, em Roque Gonzales. Data foi escolhida pelo próprio Pedro Ortaça em virtude do aniversário de 3 anos da sua neta. Confira abaixo texto enviado por Marianita Ortaça sobre a homenagem:

No coração das terras de Roque Gonzales, onde os ventos sussurram histórias antigas e as pedras guardam segredos ancestrais, erguem-se imponentes os “Quatro Cernos de Angico”, os quatro missioneiros. Como guardiões sonoros de um passado glorioso, eles testemunham o amor, as belezas missioneiras, os valores, a arte, a coragem e a resiliência do povo Guarani e hoje, missioneiro e gaúcho.

Em cada entalhe, cada cicatriz, reside uma saga de bravura e sacrifício que eles sabem bem.

O monumento foi erguido em honra a esses quatro esteios, quatro vozes, quatro almas, quatro lendas das missões do Rio Grande do Sul, são mais do que meros símbolos de palanque de angico, são a encarnação da alma do missioneiro e do gaúcho forjada na luta e na devoção.

Ao contemplá-los, somos transportados a um tempo onde os homens e mulheres erguiam catedrais de fé e esperança em meio às adversidades.

Jayme, Noel, Cenair e Pedro nos inspiram a honrar e preservar nossa herança cultural.

Neste momento, curvamo-nos em reverência aos quatro troncos missioneiros, pois neles encontramos a essência da nossa identidade. Que seu exemplo continue a iluminar nossos caminhos, guiando-nos rumo a um futuro onde o passado é celebrado e o orgulho de ser missioneiro e gaúcho resplandece eternamente.

“Eu acredito que as homenagens precisam ser feitas em vida. Infelizmente eu era uma criança quando os outros 3 troncos nos deixaram. Mas hoje, com a graça de Deus, posso homenagear meu amado e respeitado pai, a quem admiro profundamente. A ideia surgiu em uma conversa entre Thiago (meu marido), Ricardo (meu compadre) e eu. Fizemos acontecer no dia do aniversário da minha filha e dos 2 anos do sítio Toca do Sorro, em Roque Gonzales.”

FONTE: FAMÍLIA ORTAÇA

FOTO: EDUARDA BAIOTTO

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.