logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Excesso de chuva paralisa geração de energia em usina de Entre-Ijuís

Compartilhe!

Os altos índices pluviométricos registrados em nossa região, especialmente no último final de semana, além de causar alagamentos e elevar o nível dos rios, fez com que Central Geradora Hidrelétrica (CGH) da Cermissões no Rio Ijuizinho em Entre-Ijuís, paralisasse a geração de energia.

Segundo a cooperativas, ocorreu o chamado “afogamento” da usina, quando o alto nível de água no canal fica próximo ao nível de saída de água das turbinas, perdendo-se a força necessária da queda d’água para movimentar as turbinas.

Na CGH, desde a noite do dia 4, a geração de energia está completamente paralisada. A retomada ocorrerá somente quando baixar o nível do rio.

Na Micro Central Hidrelétrica no Rio Comandaí, em Santo Ângelo, houve uma interrupção na geração de energia, também no dia 4, porém nesta central, a água utilizada para mover as turbinas é desviada do rio por meio de um canal, sendo este sistema mais eficiente para os casos de “afogamento” da usina.

Fonte: Cermissões 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.