Estudantes da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, de São Luiz Gonzaga, alcançaram um feito importante ao conquistar o primeiro e o segundo lugares na grande final da HackatAgro 2025, competição estadual que estimula a inovação no setor agropecuário entre escolas agrícolas gaúchas.
Na primeira etapa, realizada durante a Expointer, os estudantes Anne Lourenço Lima e Nattahn Schorrenberger Dias, do 2º ano, participaram acompanhados pelo professor Felipe José Antonini. Já na final, nesta semana, em Porto Alegre, no Celeiro AgFood Hub da TecnoPUC, a equipe foi acompanhada pela vice-diretora Ana Paula Back Ferreira.
As equipes BioBovino e BioAgro, que possuíam estudantes da Escola Cruzeiro do Sul em sua composição, brilharam diante da banca julgadora. O grupo BioBovino conquistou o primeiro lugar com um projeto inovador para reduzir a emissão de gás metano na pecuária, por meio de cápsulas ruminais de fácil aplicação. Já o BioAgro alcançou a segunda colocação ao apresentar um biodigestor capaz de transformar leite descartado em energia e biofertilizante, estimulando a sustentabilidade e reduzindo perdas na produção.
Como premiação, os campeões viajarão para Goiânia, onde terão a oportunidade de visitar o AgroHub, centro de incubação de startups voltadas ao agronegócio.
Promovida pela Seduc, Neodigital e Instituto da Transformação Digital, a HackatAgro 2025 envolveu estudantes de 27 escolas técnicas agrícolas do Rio Grande do Sul, propondo soluções inovadoras para desafios da agricultura e da pecuária.
Foto: Mariana Gomes | Ascom/Seduc
Fonte: Rádio Missioneira