Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Estiagem: municípios missioneiros se reúnem com a Defesa Civil para discutir medidas

Compartilhe!

Na manhã desta segunda-feira (3), representantes de municípios das Missões estiveram reunidos em São Luiz Gonzaga com o primeiro-sargento Leandro de Oliveira, coordenador adjunto da Regional da Defesa Civil de Santo Ângelo, a fim de discutir a situação da estiagem na região.

O encontro foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal e contou com a presença de coordenadores municipais da Defesa Civil, prefeitos e vice-prefeitos de vários municípios, como Bossoroca, Dezesseis de Novembro, Garruchos, Pirapó, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga e Sete de Setembro.

Os municípios relataram os problemas relacionados com a estiagem, como a falta de água para animais, baixo nível de poços artesianos e quebra de safras. Vários levantamentos já estão sendo feitos pelos escritórios municipais da Emater-RS/Ascar.

Conforme o primeiro-sargento Leandro de Oliveira a reunião visou, sobretudo, informar os trâmites necessários para a homologação do decreto de situação de emergência. Segundo Oliveira, o principal fator apresentado pelos municípios são as perdas econômicas, principalmente de produtos agrícolas.

“A escassez de água para o consumo animal já começa a preocupar. A chuva para essa semana poderá amenizar a situação, embora a meteorologia indique acumulados abaixo da média nos próximos meses”, avaliou o coordenador.  

Rádio Missioneira