Estiagem já afeta municípios gaúchos, mas região Noroeste ainda não registra grandes perdas - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
9 de janeiro de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Estiagem já afeta municípios gaúchos, mas região Noroeste ainda não registra grandes perdas

Foto: divulgação Jornal do Comércio
9 de janeiro de 2020 l 11:32
Materia atualizada: 09/01/2020 l 16:50




Compartilhe!

Em situação complicada devido a estiagem, municípios gaúchos têm decretado situação de emergência e recorrido a entidades como a Federação das Associações de Municípios, a Famurs, para obter ajuda em meio a muitas perdas. O assunto foi abordado pelo presidente da Fecoagro, Paulo César Vieira Pires, em entrevista no programa Jornal da Manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro.

Nesta quinta-feira ocorre reunião entre Fecoagro, Famurs, representações de municípios e demais entidades sobre esse assunto. Segundo Paulo Pires, estima-se pela Fecoagro, em nível de Estado, uma quebra de 33% na safra de milho, reduzindo a produção em duas toneladas em relação à safra passada. Regiões como a de Passo Fundo, Não-Me-Toque e Panambi registram prejuízos de aproximadamente 50%. Felizmente para a região das Missões e Noroeste como um todo, nesta localidade a perda não é tão acentuada.

Elogiando o desempenho do Noroeste gaúcho, Paulo diz que os investimentos em tecnologia e irrigação ao longo dos anos têm feito a diferença, principalmente nestes momentos onde o clima não proporciona as condições ideais. Ele ainda destacou que o milho vive um bom momento em termos de preço, acrescentando a importância que o seguro agrícola tem em todo esse cenário, merecendo atenção do poder público e dos próprios produtores, uma vez que, quanto mais pessoas aderirem, mais barato o mesmo vai se tornar e mais forte será seu poder em situações de crise climática.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados