No dia 10 de outubro a Secretaria da Saúde realizou a escolha do Bebê Saúde desse ano, o evento aconteceu no Auditório Municipal João Luis Bandeira e faz parte da Programação dos 48 anos da Bossoroca, e é o ponto alto do Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno que visa conscientizar quanto à relevância do aleitamento exclusivo até o 6º mês de vida do bebê, garantindo às crianças um desenvolvimento saudável.
Amamentar traz muitos benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê. É uma incrível maneira de criar intimidade e construir elos. O leite materno possui ainda todos os nutrientes de que o bebê precisa para se desenvolver bem nos primeiros seis meses de vida. E mesmo depois da introdução dos alimentos sólidos, o leite da mãe continua a ser cheio de propriedades benéficas para a saúde do bebê.
Estudos mostram que o leite materno possui anticorpos que protegem a criança contra infecções, como gastroenterites (doenças com presença de diarreia), doenças respiratórias, infecções urinárias e otites. Também reduz o risco de o bebê ter doenças mais graves, como diabete e leucemia, e diminui a tendência a problemas alérgicos, como asma e dermatite. Além dos agentes protetores sempre presentes no leite materno, a mãe que amamenta pode produzir outros anticorpos específicos assim que entra em contato com uma infecção. Esses anticorpos podem passar para o leite, e de lá para a criança.
”Amamentar também deixa a mãe mais saudável. Ao dar o peito ao filho, ela reduz seu risco de ter câncer de mama pré-menopausa e câncer de ovário. Há redução também no risco de fraturas em consequência da osteoporose”, acrescenta a Enfermeira Núbia Crescencio.
Ainda segundo Núbia, um grande benefício da amamentação é sem dúvida a conveniência. Pelos primeiros seis meses de vida do bebê, ele não precisa tomar mais absolutamente nada. Você não terá nada para lavar, esterilizar, preparar e carregar.
O Bebê Saúde 2013 de Bossoroca foi Henrique de Oliveira Trindade , Com 10 dias de vida, pesando 4.170 kg, 56cm. Henrique é filho de Ana Ribas de Oliveira, e são acompanhados pela equipe do ESF3. O bebê possui todas as vacinas em dia e é amamentado exclusivamente com leite materno, e está entre a faixa etária de 0 á 6 meses incompletos, sendo esses os critérios de avaliação do concurso Bebê Saúde.
Em segundo lugar, ficou o bebê Renan Marchi Manganelli, com 2 meses e 23 dias, pesando 6.760 kg e medindo 62 cm, filho de Darila de Moura Nascimento, e são acompanhados pela equipe de ESF2.
O terceiro colocado foi o bebê Yasmin Bica de Castro, com 3 meses e 20 dias, pesando 5.760kg, e medindo 62 cm.
Parabéns aos bebês e suas mães! Parabéns também á todos os participantes, pois somente pelo fato de estarem sendo amamentados, já lhes assegura condições saudáveis de desenvolvimento.