O clima da Copa do Mundo no Brasil movimenta as escolas da cidade. As paredes ganham uma decoração especial verde e amarela, com cartazes e bandeiras confeccionados por alunos e professores.
No Instituto Estadual Osmar Poppe, o clima da copa vai além da decoração: faz parte do aprendizado dos alunos. A equipe diretiva e pedagógica realiza uma gincana, onde os alunos aprendem sobre a cultura de cada países participante do mundial.
A ideia surgiu a partir da gincana dos 50 anos da escola, em abril. A iniciativa deu certo que decidiram promover em uma nova edição, com o tema da Copa do Mundo. Conforme o professor de História Ricardo Ferreira, a gincana promove a interação entre os estudantes. As atividades realizadas envolviam pesquisa sobre os aspectos culturais de cada país, como dança e pratos típicos, além de atividades práticas, como disputa de embaixadinhas e narração dos gols.
Para a vice-diretora do turno da tarde, Mirian Morais, é dever da escola incentivar os alunos a gostarem das práticas esportivas e torcerem pelo seu país. ‘’Não poderíamos perder essa oportunidade de aliar um tema atual com a pesquisa dos alunos’’, comenta.
Rui na Copa
A Copa do Mundo de 2014 configura-se como uma oportunidade ímpar de ampliar o conhecimento de mundo dos alunos e o Instituto Estadual Rui Barbosa utiliza-se desse grandioso evento e relaciona às mais variadas possibilidades de abordagens dos conteúdos curriculares de todas as áreas do conhecimento e assim aumentar a participação do alunos na produção do seu próprio conhecimento.
O Projeto “Rui na Copa” tem como objetivos conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento; reconhecer a importância da história de nosso País em Copas do Mundo; compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo; analisar o interesse econômico de cada País envolvido; compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada; identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014; conhecer e discutir as contradições de nosso país.
A metodologia de trabalho para desenvolver o Projeto foi bem diversificada, envolvendo: leituras, pesquisas, confecção de bandeiras e murais, estudo da cultura de cada país, produção de texto, expressão artística através da dança, discussões sobre os prós e contras da Copa no Brasil, palestras com pessoas que moraram em outros países, história das copas e curiosidades de cada país, jogos de integração e apresentações artísticas.
A abertura do Projeto “Rui na Copa” aconteceu no último sábado, 14 de Junho, no Ginásio de Esportes J. B. Loureiro, a partir das 8h30min. Contou com a presença de alunos, pais, funcionários, professores da escola e visitantes.
Essa atividade marca o início da socialização dos trabalhos que estão sendo realizados desde Abril sobre a Copa do Mundo. O lançamento do projeto com os alunos e sorteio dos países aconteceu no mês de Maio. A partir de então iniciou-se o estudo teórico e a realização de atividades referentes ao Projeto, nas turmas em sala de aula.
Durante o evento houve a apresentação da Banda Marcial da escola e a entrada das delegações dos países na quadra, com as suas musas e respectivas bandeiras. Logo após, todos entoaram o Hino Nacional, como sinal de respeito e amor à nossa Pátria.
A apresentação dos alunos do Ciclo de Alfabetização evidenciava a cultura bem diversificada das cinco regiões do Brasil. A partir do 4º ano cada turma representava a delegação de um país da Copa do Mundo e trouxe ao público um espetáculo de cultura e conhecimento, encantando a todos com a apresentação das Danças Típicas dos países.
O Projeto só está começando, pois a partir de agora as turmas realizarão apresentações, evidenciando todos os aspectos estudados sobre o seu país: usos e costumes (vestimenta, alimentação…) regime político, moeda, espaço geográfico, índices educacionais, uso da tecnologia, idioma, religião, conflitos, economia, uniforme, cores, histórico do país nas Copas.
Temos planejado também a realização de Jogos de Integração com as turmas de Ensino Fundamental e Médio, representando seus países, para encerrar o Projeto, no mês de Julho, desejando que nosso país tenha conquistado Taça do Hexa Campeonato Mundial de Futebol.