Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul completa 62 anos de história

Compartilhe!

Educandário agrícola é considerado um dos maiores do Estado e construiu uma trajetória sólida na região

Neste sábado, dia 18 de setembro, a Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul completa 62 anos de fundação. O educandário é considerado uma das maiores escolas agrícolas do Rio Grande do Sul e foi criado no ano de 1959, sob a denominação de Escola Técnica Rural.

Atualmente, a escola oferece os cursos de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (diurno) e o Técnico em Agropecuária Subsequente (noturno).

Em entrevista ao programa Cidade Alerta, o diretor Ayrton Ávila da Cruz salientou que, atualmente, a escola possui cerca de 300 alunos, oriundos de diversos municípios da região. O quadro de professores, funcionários e técnicos é formado por 60 pessoas.

Diretor salientou a importância da escola para a região | Foto: Alex Tomilin/Rádio Missioneira

 

A área do educandário é composta por 289 hectares. No espaço, os estudantes desenvolvem aulas práticas em 17 setores de aprendizagem, tais como avicultura de corte e postura, apicultura, bovinocultura de corte e leite, fruticultura, mecanização agrícola, olericultura, pastagens, piscicultura, produção de húmus, silvicultura, suinocultura e lavouras (soja, milho, trigo, alfafa e feno).

A escola possui convênios com a Coopatrigo e outras empresas parceiras para o desenvolvimento de pesquisas em sua extensa área. O Cruzeiro do Sul segue disponibilizando o regime de internato masculino, para alunos oriundos da zona rural, possibilitando alimentação e pernoite de qualidade diariamente.

COMEMORAÇÕES

Para celebrar os 62 anos de história, a escola preparou nesta sexta-feira (17) um café da manhã para os professores, técnicos, funcionários, membros do CPM e imprensa. Uma galeria em homenagem aos ex-diretores também foi inaugurada, além de uma área coberta entre os dois principais prédios.

As atividades presenciais na escola foram retomadas, em parte, no mês de maio, iniciando pelo gradual retorno das aulas práticas. Atualmente, os alunos cujos pais autorizaram, já podem assistir às aulas nas dependências da escola, assim como retornar ao regime de internato.

This slideshow requires JavaScript.

Rádio Missioneira