logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Escavações arqueológicas entram na reta final em São Nicolau

Compartilhe!

O prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, conferiu ontem, quinta-feira, a finalização da etapa de escavações arqueológicas do projeto de restauro do Sobrado Silva. Participaram da vistoria a arquiteta Aline Dias e o engenheiro Guilherme Liscano, que estão envolvidos com o desenvolvimento do projeto de restauro.

A arqueóloga responsável pelo Projeto Arqueológico do Sobrado Silva, Raquel Machado Rech, iniciou os trabalhos no local em dezembro de 2022. Foram feitas as prospecções arqueológicas pelo subsolo do terreno, investigados o interior do Sobrado Silva, a casa em anexo ao lado e os fundos, encerrando com a escavação de um poço de água da época em que o sobrado era habitado pela Família do Coronel Inocêncio Silva.

Durante as escavações, foram encontrados diversos vestígios fragmentados, algumas facas, frascos de remédio e moedas oriundos da época que o casarão era povoado. Tudo será integrado ao memorial da Família Silva. O poço foi escavado cerca de dois metros para baixo, onde é possível identificar as pedras usadas da Redução Jesuítica, as mesmas em que o sobrado foi construído. O restauro segue com o projeto arquitetônico com o Estúdio Sarasá, construção de auditório, reconstrução da casa em anexo ao lado e do Sobrado Silva.

FONTE: PREFEITURA SÃO NICOLAU

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.