Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Ernani Polo protocola projeto que reconhece a “Música Popular do Sul” como de relevante interesse cultural do Estado

Compartilhe!

Deputado visa, com iniciativa, destacar a liberdade de criação e de expressão artística popular originária da contribuição cultural do imigrante no nosso Estado

O deputado estadual Ernani Polo protocolou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que reconhece a relevância da forma poético-musical “Música Popular do Sul”, e a declara como de relevante interesse cultural do Estado. O parlamentar busca, com a iniciativa, reforçar o sentimento de pertencimento social do gaúcho, com forma de valorização e estímulo às manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos-culturais formadores da sociedade rio-grandense.

O ato de protocolo foi realizado junto ao presidente do parlamento gaúcho, Gabriel Souza, na presença dos idealizadores da proposta, os músicos Pino, de “Os Atuais” Flávio Dalcin, da banda “Ouro “, Rogério Magrão, da “Rogério Magrão e Banda” e Carlos Albea, diretor administrativo da FEMA, Instituição de Ensino da Cidade de Santa Rosa. Também estiveram presentes os músicos Loro, da Banda Show 4 e Marconi , da Banda ” Rota Luminosa”.

A “Música Popular do Sul” é uma forma de expressão cultural popular e regional, que teve origem nas composições artísticas executadas por bandas, bandinhas ou conjuntos musicais, decorrentes da contribuição cultural do imigrante. A Música Popular do Sul apresenta, em suas letras, temas característicos do interior, costumes regionais, festas, à paixão pelas áreas rurais.

” Buscamos valorizar este estilo de música praticado por imigrantes aqui no Estado, de forma original e própria, o que criou uma forma de expressão cultural regional, em músicas executadas em bailes, festas comemorativas ou mesmo de simples entretenimento, muito populares em todo o Rio Grande do Sul”, destaca o deputado Polo.

 

Fonte: Assessoria do Deputado Ernani Polo