Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Enel Cien transforma em floresta o antigo lixão de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Companhia também desenvolve projeto de manejo de abelhas sem ferrão no município, que neste dia 3 de junho comemora 142 anos

A Enel Cien, companhia responsável por converter e transmitir energia elétrica entre o Brasil e a Argentina, transformou a realidade do antigo lixão de São Luiz Gonzaga. Os amontoados de lixo e urubus agora deram espaço para uma área totalmente reflorestada, repleta de mudas e com uma fauna em evolução.

O projeto de reflorestamento, denominado Projeto de Mitigação de Impacto sobre a Fauna (PMIF), foi iniciado há cinco anos, em duas áreas totalizando 275 mil metros quadrados disponibilizada pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga, e já é possível ver os resultados. Foram plantadas 14 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e do Bioma Pampa, que hoje apresentam tamanho médio graças à manutenção realizada pela empresa.

“Vemos no antigo lixão uma floresta em estágio inicial de regeneração. Isso representa um impacto positivo na cidade, já que a região não tem muitas áreas florestadas devido à produção de soja no verão e trigo no inverno”, comenta a responsável pela Enel Cien, Andressa Feyh.

Veja o antes e o depois em duas fotos:

Local quando era usado como lixão

 

Local após o reflorestamento

A Enel Cien também iniciou neste ano em São Luiz Gonzaga o projeto da Conservação da Sociobiodiversidade – Manejo de Abelhas sem Ferrão. O objetivo é criar espécies de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos) a partir da captura de enxames em voo, produção de mel, e produção de mudas de espécies nativas tanto voltadas para produção de mel como para polinização. A iniciativa ainda promove a capacitação dos potenciais produtores nos manejos e processos produtivos.

A Enel Cien desenvolve constantemente iniciativas que visam a preservação ambiental. Neste ano, a empresa patrocina dois projetos em Garruchos: Enel Compartilha Atitude Verde: Viveiro Escolar 2022 e Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos – Horta Viveiro 2022; e um projeto em Santo Antonio das Missões, o Sistema de Irrigação de Horta e Jardim no Lar do Idoso. Além disso, a empresa desenvolve o Projeto Florestas Comestíveis; Projeto de Biodiversidade; Reposição Florestal Obrigatória (RFO); Conservação da Sociobiodiversidade – manejo de abelhas sem ferrão e os projetos de reflorestamento em Erval Grande e São Luiz Gonzaga.

Fonte: Comunicação da Enel Cien

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.