Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Enel Cien em Garruchos realiza importação de energia para suprir demanda do país

Compartilhe!
  • 4
    Shares

Problemas de transmissão e o calor intenso dos últimos dias obrigaram o Brasil a importar energia dos vizinhos Argentina e Uruguai. Na semana passada, a operação de importação foi realizada pela Enel Cien em Garruchos. Segundo Willian Brum Batista, engenheiro em proteção e controle da unidade, nos dias 22,23 e 24 de janeiro a conversora importou energia da Argentina para o Brasil, com pico máximo de 1200 megawatts.

Neste mês de janeiro é a quarta vez consecutiva que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) registra recorde de consumo de energia no sistema. Na tarde do dia 23, foi registrada uma demanda máxima no de 89.114 MW.

O forte calor em todo o Brasil obriga o uso de ar condicionados, ventiladores e outros equipamentos eletrônicos que aumentam o uso de energia. A tendência é as pessoas continuem com o consumo elevado, uma vez que as máximas devem passar dos 35° C hoje e nos próximos dias.

O procedimento foi necessário devido ao recorde de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN), junto a restrições de geração no sistema brasileiro. O sistema está com algumas restrições, devido às indisponibilidades da usina de Angra 2 e dos polos 1 e 3 do linhão do Madeira, o que limita em 50% o escoamento da energia das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Em função disso, foi necessário importar 1.200 MW da Argentina e 400 MW do Uruguai para atender a população.

Autora: Amanda Lima

Fonte: Rádio Missioneira