Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Endesa promoveu o primeiro Diálogo para Sustentabilidade

Compartilhe!

Este foi o primeiro diálogo para a sustentabilidade, que possui objetivo de discutir ações e identificar o que é importante fazer para o desenvolvimento do trabalho onde a Endesa está inserida. Segundo a coordenadora dos encontros, Christina Brentano o diálogo com os diferentes públicos da empresa é relevante para identificar os temas que serão trabalhos pela Endesa.

Ao todo, serão 11 diálogos. O segundo ocorre hoje em Garruchos. Depois, será seguido roteiro em outras regiões do Brasil. Após a realização de todos os encontros, as informações serão compiladas para a elaboração do Relatório Anual da Sustentabilidade, relativo ao ano de 2013. Nele, está o desempenho da Endesa, nos aspectos financeiros, ambientais e sociais. Além disso, a cada etapa, é possível identificar pontos de melhoria para o futuro, conforme explicou Christina.

No encontro realizado ontem, os participantes conheceram o grupo Endesa e como ele atua em todo o mundo. A multinacional Enel, controladora do grupo, é a maior multinacional do mundo, com 85 mil colaboradores do mundo. Foram apresentados 70 vídeos sobre os projetos sociais realizados pela Endesa. Outro tema abordado no evento foi a sustentabilidade do mundo. Ao final da reunião, cada um dos presentes respondeu questionário padrão, que servirá como material informativo à Endesa para defnir suas ações específicas e de responsabilidade social em 2014.

Investimentos da Endesa Cien

Em entrevista à reportagem da Missioneira, Oswaldo Lerim falou sobre os investimentos da Endesa na região. Com intuito de fortalecer a rede de energia, foi construída uma segunda linha de transmissão, saindo de Santo Ângelo até Itá, em Santa Catarina. ‘’Quando houve falhas na rede principal, a outra irá assegurar a qualidade da transmissão e evitará quedas’’, explicou Lerim. O investimento é de aproximadamente 30 milhões de dólares.

 Quanto à falta de energia em todo o Brasil, o diretor disse que o país vive um momento de crescimento e aumento da qualidade de vida das pessoas. Nos últimos meses o consumo de energia foi expressivo, com o uso de ventiladores e ar condicionados.

Lerim explicou que as pessoas ainda não estão conscientes quanto ao uso de energia. ‘’O melhor jeito de cuidar do planeta é cuidar da energia, usando de forma responsável’’, afirmou.

O diretor também falou sobre a situação da energia na região. Disse que as concessionárias como a RGE precisam investir e melhorar a qualidade do fornecimento. ‘’A falta de energia não é só prejudicial ao usuário, mas também para a empresa que perde dinheiro, a RGE também não gosta das quedas, por isso é preciso investir’’, finalizou.

 

PRESENÇAS – Estavam presentes os prefeitos de São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo e de Santo Ângelo, Luiz Valdir Andres, também presidente da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. Igualmente presentes, o presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, o edil Reni Rodrigues Lopes e os presidentes das entidades patronais desta cidade, Nilton Luís Teixeira, da ACI e Nelson Faleiro, do Sindilojas, os secretários municipais da Educação de São Luiz Gonzaga, Vitor Hugo Nascimento e de Santo Antônio das Missões, representando a secretária, a servidora Roselaine Loppermann.
Salientamos ainda a presença da nutricionista Neila Tavares de Lima, que presta serviços à Endesa Cien através da empresa Nutrivita; Taciana Foletto, secretária executiva da ACI; Mariel Marchi Juchen, representando a Decorpore, empresa que tem parceria com a Endesa Cien na realização de maratona em São Luiz Gonzaga; prof. Marli Marli Ourique, diretora da Escola Técnica José Gomes, do SEG; prof. Eida Teixeira, chefe do Setor Cultural da Secretaria Municipal de Educação; Neusa Pulcinelli e Marlei, representando o Lar Escola; Lucas Lago, diretor da Corpore Academia, que presta serviços a Endesa Cien; Gerson, diretor do Proteforte, empresa de Segurança Patrimonial que também presta serviços à Endesa; e os veículos de comunicação social da cidade, Rádio Missioneira (Luciana Ottoni), Rádio São Luiz (Luiz Oneide) e A NOTICIA (José Grisolia Filho).