Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira deve reunir 600 pessoas em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Comitivas vindas de mais de 20 municípios das Missões são aguardadas no Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira, que neste ano acontece em São Luiz Gonzaga nesta sexta-feira (12). Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 19.

Oficinas e palestras que contemplam potencialidades e a diversidade da agricultura e da biodiversidade regional estão na programação, aberta ao público, a ser realizada junto à Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul. A expectativa é receber em torno de 600 pessoas.

A mística de acolhida dos participantes ocorre às 9h, seguida da abertura oficial. A partir das 10h, a porofessora Doutora do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, Elaine Luiza Biacchi Vione, conduz a palestra “A importância da Cultura da Mandioca na agricultura familiar”. O campo nativo como estratégia produtiva e de manutenção da biodiversidade é o tema da palestra que ocorre na sequência, conduzida pelo extensionista da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Ricardo Lopes Machado.

As palestras da manhã também podem ser acompanhadas ao vivo no canal da Emater/RS no Youtube. Ao meio-dia haverá almoço, e os cartões podem ser adquiridos ao valor de R$ 10. É necessário levar pratos, talheres e copos.

O ato oficial de plantio do Butiazeiro (butia yatay) pelas entidades promotoras do evento, no início da tarde, simboliza a união de esforços daqueles que organizam o evento com o intuito de promover a preservação da agrobiodiversidade missioneira.

Será promovida troca de sementes e mudas entre os participantes, às 14h. A ação contribui com a segurança e soberania alimentar de milhares de famílias da região, além de favorecer a agrobiodiversidade.

Logo após, às 14h30, os participantes podem optar por uma das oficinas que ocorrem simultaneamente: campo nativo, proteção de nascentes, relógio do corpo humano, variedades e manejo da mandioca, vermicompostagem, nutrição e promoção da saúde, meliponíneos (abelhas sem ferrão), hidromel e agroindústria. O encerramento está previsto para as 15h30.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar