Na noite de quarta-feira (01) ocorreu a primeira reunião preparatória para a XVII Mostra da Arte Missioneira, que em 2015 ocorre no município de São Luiz Gonzaga entre os dias 29, 30, 31 de outubro a 1º de novembro.
A reunião foi realizada junto às dependências do Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado. O Prefeito Junaro Rambo Figueiredo esteve presente no encontro e manifestou seu apoio a essa promoção cultural.
A Mostra da Arte Missioneira é uma promoção da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, instituída pela lei municipal de número 72 de 04 de outubro de 1980, e regulamentada pelo decreto legislativo de número 21, de 18 de novembro de 1980. E que, a partir dai, tornou-se um evento da comunidade são-luizense.
É realizador deste evento, esse ano a Prefeitura de São Luiz Gonzaga, Centro de Criatividade São-luizense e ingressa nesse trabalho o Sindicato Rural. As entidades apoiadoras são: Instituto Histórico e Geográfico, Casa do Poeta, Confraria Missioneira, Atelier de Arte Los Libres, ASAS, Movimento VirArte, Emater, Cooparte, Asmus, CTG Galpão de Estância, Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado, Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, SEMECE, 32ª CRE, UERGS, URI/SLG e UFFS.
A Mostra é um evento cultural que integra São Luiz Gonzaga (Brasil), Posadas (Argentina) e San Ignácio Guazú (Paraguai). E em sua plena programação, vai mostrar a capacidade criadora e organizadora de amor a terra e o desenvolvimento cultural. O objetivo deste evento é divulgar, valorizar, preservar, investigar e debater a arte e a história missioneira, que luta para não se perder ante os novos tempos de globalização.
O Prefeito Junaro Rambo Figueiredo manifestou-se no ato, e declarou que fará o possível para auxiliar na realização da mostra. A Vereadora Eni Araujo Malgarim, presidente da mostra no município esclareceu pontos importantes como: a Lei Rouanet, para captação de recursos, o projeto será reformulado e encaminhado novamente com alterações. Porém, como a câmara é entidade promotora, existe um recursos anual destinado a mostra, que da segurança a montagem do evento. A vereadora Eni tranquilizou os presentes afirmando que: "Vamos realizar a mostra conforme o tamanho de nossas pernas, e com apoio de todos, o evento será grande".
Durante a reunião, Maria Inês Maister, destacou o trabalho que será realizado nas escolas de divulgação da "Mostra Jovem", afirmando que devemos plantar a semente da cultura e de nossas histórias nos estudantes e integra-los a essa organização.