Nível do rio já ultrapassou os 8 metros em São Borja
O Rio Uruguai está em situação de cheia e alaga áreas ribeirinhas no município de São Borja, fronteira com Santo Tomé, na Argentina. Neste domingo, as águas invadiram o cais do porto de São Borja e outros pontos próximos ao curso do rio.
Dados da Prefeitura Naval da Argentina indicavam no final da manhã deste domingo que o nível do Uruguai em Santo Tomé e São Borja estava em 8,31 metros e subindo ao meio-dia. À meia-noite, a régua eletrônica tinha indicado 7,78 metros e ontem ao meio-dia, 24 horas atrás, a medição era de 7,02 metros. O nível do Uruguai em Santo Tomé é o mais alto em mais de um ano. O maior nos últimos doze meses tinha sido de 6,97 metros em 4 de fevereiro.
A tendência é o Rio Uruguai seguir subindo ao longo da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, uma vez que o nível ainda se eleva em Porto Xavier, no Noroeste gaúcho. Na régua da Prefeitura Naval da Argentina em Puerto San Javier, o nível ao meio-dia deste domingo era de 5,72 metros contra 5,33 metros à meia-noite e 5,10 metros ontem ao meio-dia. É o mais alto nível do Uruguai na localidade em doze meses.
A cheia do Uruguai se deve aos altos volumes de chuva das últimas duas a três semanas no Noroeste e no Norte gaúcho assim como no Oeste catarinense e região de divisa com o Rio Grande do Sul, além das precipitações nos contribuintes de Misiones, na Argentina. A vazão da parte superior da bacia agora escoa para o Sul e causa a cheia na Fronteira Oeste. Por isso, o nível do rio deve subir rapidamente entre Itaqui e Alvear assim como entre Uruguaiana e Paso de los Libres.
Foto: Alvino Gomes Felício
Fonte: MetSul Metereologia