Empossados os novos titulares do Conselho Tutelar - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
10 de janeiro de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Empossados os novos titulares do Conselho Tutelar

Foto: divulgação A Notícia
10 de janeiro de 2020 l 16:32
Materia atualizada: 11/01/2020 l 17:32




Compartilhe!

Concorrido ato público realizado na manhã desta sexta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores, marcou a posse dos conselheiros tutelares eleitos para cumprir mandato de quatro anos, no período de 2020 a 2023.

A mesa de honra foi formada pela presidente do COMDICA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Maria Dall’Aqua Paz; prefeito, Sidney Brondani; presidente da Câmara de Vereadores, Ana Clara Brum de Barros; promotor de Justiça, Marcos Roberto Lamin; e a representante da Secretária Municipal de Ação Social, Jacqueline Saratt. Outras autoridades e titulares de serviços vinculados direta ou indiretamente com a proteção ao menor, também estavam presentes. O juiz de Direito da Comarca, Thiago Dias da Cunha, informou sua ausência por estar cumprindo, no mesmo horário, compromissos profissionais.

Foram empossados os seguintes conselheiros tutelares: Débora Saratt Penteado, Dalva Dutra, Edelmira Borck, Edenir Santos da Silva e Fábio Borba do Prado; e os suplentes: Marizete Marques Vieira, Ivete Zair Syste dos Santos, Ester da Silva, Maria Iara Gonçalves da Silva e Renê Domerski.

A solenidade foi aberta com o canto do Hino Nacional Brasileiro, e teve como primeira oradora, a presidente do COMDICA, Ana Maria Dall’Aqua Paz. Ela enalteceu o trabalho do Conselho Tutelar e destacou a sua importância, ao proteger menores e conduzi-los a uma vida organizada, em ambiente familiar harmonioso e educativo. “Os desafios são muitos, mas estão aí para serem superados”, salientou, para destacar o marcante espírito de luta dos conselheiros tutelares. A presidente do COMDICA deu conhecimento que o conselheiro tutelar passa por três fases distintas, para reunir as condições e o conhecimento necessários ao exercício da função: condições pessoais, formação e o apoio da comunidade, através da votação recebida.

A presidente da Câmara de Vereadores, Ana Clara Brum de Barros, disse que teve uma passagem pelo Conselho Tutelar, na condição de suplente, ocasião em que pode avaliar, pessoalmente, a grande responsabilidade da missão a ser cumprida. Desejou aos eleitos e suplentes, muito sucesso no cumprimento dessa missão.

O prefeito Sidney Brondani disse ser essencial o trabalho de proteção e formação de crianças e adolescentes, para que construam bases sólidas a fim de conquistar o futuro. Considera essencial a atividade do conselheiro tutelar, e informou que neste ano, o município poderá oferecer mais 150 vagas nas escolas de Educação Infantil, atividade que se integra a do conselho tutelar, na proteção das crianças. Para o prefeito, a comunidade deve ser protagonista no trabalho de apoio à criança e o adolescente, por considerar essa, uma missão de todos.

O promotor Marcos Roberto Lamin salientou que a promotoria da Criança e do Adolescente, realiza seu trabalho junto com o COMDICA e o Conselho Tutelar, perfeitamente integrados e movidos pelo interesse de garantir espaço para que menores tenham a formação adequada para construir um futuro seguro. Informou que sendo o Conselho Tutelar um órgão jurisdicional, tem espaço para realizar o seu trabalho levando em conta atribuições definidas pela competência que lhe cabe nesse trabalho. O prefeito Sidney Brondani, em sua manifestação, elogiou o trabalho do promotor Marcos Roberto Lamin no MP de São Luiz Gonzaga, especialmente na esfera da criança e do adolescente. Feitas essas manifestações, a presidente do COMDICA, Ana Maria Dall’Aqua Paz, e o prefeito, Sidney Brondani, fizeram a entrega dos certificados aos conselheiros titulares e suplentes. Os presentes assinaram a ata que resumiu aquele ato público.

Fonte: José Grisolia Filho/Jornal A Notícia


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados