Emater-RS/Ascar recebe certificado de entidade beneficente

A Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) recebeu nesta quarta-feira (10) o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), documento que isenta a entidade do recolhimento de contribuições sociais. A medida já havia sido oficializada pelo Diário Oficial da União do dia 19 de janeiro.

A estimativa é de que o certificado represente uma economia anual de mais de R$ 47 milhões para a Emater/Ascar-RS daqui para frente. O documento é considerado essencial para a instituição dar continuidade ao serviço de assistência técnica e extensão rural nos 497 municípios gaúchos onde está presente. O reconhecimento tem validade até março de 2023.

O chefe do escritório da Emater/Ascar-RS em São Luiz Gonzaga, Paulo Matos, comemorou a recente conquista. Em entrevista ao programa Cidade Alerta na Missioneira FM 94.9 nesta quinta-feira (11), Paulo informou que a medida irá oportunizar que a entidade siga prestando o trabalho de assistência técnica para os agricultores familiares do município.

Segundo ele, cerca de 80% do território de São Luiz Gonzaga é ocupado por áreas de até 50 hectares, administradas por famílias que vivem da agricultura familiar. “Essas pessoas precisam de assistência para que suas produções agrícolas deem lucro e os mantenham nesse meio, caso contrário, sem o auxílio da Emater, ficariam a mercê de qualquer tipo de assistência especializada”, declarou Paulo Matos.

Ele informou ainda que devido a pandemia, o escritório da Emater em São Luiz Gonzaga está funcionando de forma remota, mas os agricultores poderão tirar todas as dúvidas através do número (55) 3352-1907.

Rádio Missioneira