logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Emater/RS-Ascar oferece análise gratuita de grãos para produtores

Compartilhe!

A Gerência de Classificação e de Certificação da Emater/RS-Ascar, através de suas Unidades de Classificação e Certificação (UCCs) presentes em diferentes regiões do Estado, dispõe do serviço de análise física dos grãos. O serviço é oferecido gratuitamente à população e se torna ainda mais importante neste momento em que se enfrenta dificuldades em virtude das condições de umidade e de chuvas excessivas.

Os agricultores gaúchos, principalmente os que possuem silo secador e armazenador em sua propriedade, podem levar amostras de cerca de um quilo até o escritório da Emater/RS-Ascar de seu município, que encaminha o material à UCC mais próxima. Será realizada a análise de grãos de milho, soja, arroz, feijão e trigo, em aspectos como teor de umidade; presença de matérias estranhas e impurezas; porcentagem de grãos avariados; renda; grãos inteiros; grãos quebrados; peso hectolitro; grãos amarelos; e grãos danificados pelo calor, mofados e ardidos.

Com esse serviço é possível a avaliação da qualidade do produto e identificação de melhorias nos processos de colheita, secagem e armazenagem e, sobretudo, apresentação de parâmetros que contribuam para uma comercialização justa, de acordo com a qualidade do produto, e para a segurança alimentar do consumidor.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 541 9004 ou no escritório da Emater/RS-Ascar de seu município.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.