Eleições 2020: candidatos do PT em São Luiz Gonzaga apresentam suas propostas

Compartilhe!

Nesta terça-feira, 29 de setembro, a Rádio Missioneira iniciou o processo de abertura de sua programação para receber os candidatos a prefeito e vice nas eleições 2020 em nossa região. A primeira chapa a receber espaço em nossa programação foi a do Partido dos Trabalhadores de São Luiz Gonzaga, encabeçada pelo candidato a prefeito Rodrigo Veleda e seu vice Ivo Angnes.

Iniciando pela saúde, Veleda evidenciou uma necessidade de mais humanização neste setor, integrando os agentes de saúde e realizando agendamentos, com vistas a melhorar o trabalho e acabar com os sorteios de fichas nos postos de saúde, o que o candidato considera inadmissível. O Hospital São Luiz Gonzaga também foi tema da entrevista. Segundo o candidato, passados quatro anos, este segue na mesma situação no tocante à intervenção, sem UTI e sem hemodiálise, além da “correria” constante para honrar com compromissos como o pagamento da folha.

Além deste tema importante, Veleda também informou que pensa, caso eleito, trabalhar sua gestão em um modelo de desenvolvimento integrado, com benefícios que impactem positivamente diversos setores da sociedade, do rural ao urbano. Nessa intenção de benefício mútuo, Veleda começou pela agricultura familiar, que deve receber incentivo para seu trabalho, ao mesmo tempo em que firmou compromisso com a manutenção de estradas, serviço básico, que impacta a todos, e que será feito de forma permanente, não apenas em ano eleitoral.

Garantia de água nas pequenas propriedades, com programas exclusivamente voltados para este fim, é outro fator fundamental nas suas propostas. Com isso também se expande a possibilidade de instalação de agroindústrias, valorizando a permanência das famílias no campo. Veleda também sugere a criação de um “mercado público”, permanentemente aberto à produção da agricultura familiar, artesãos etc., para a comunidade usufruir.

Passando para as habitações, Veleda disse que vai investir forte na regularização fundiária. Atualmente há mais de 2 mil lotes irregulares no município e o seu grupo quer fazer um trabalho efetivo, garantindo a escritura do terreno e averbação da moradia. O candidato também buscará implantação de programa social, para que famílias com renda até três salários mínimos possam desfrutar de assistência técnica à moradia, para que os moradores tenham condição de melhorar a estrutura de suas casas.

Rodrigo Veleda ainda informou sua intenção de investir em locais públicos para o lazer da comunidade em regiões mais distantes do centro e fazer uma gestão mais responsável na questão do lixo, com a real implementação da coleta seletiva e organização das famílias que trabalham com essa atividade.

Finalizando sua participação, o candidato informou sobre outro projeto que está em seus planos e que vem para amenizar os efeitos da pandemia, complementando o benefício do Bolsa Família, que hoje é, em média, de R$ 123,00. O compromisso da chapa petista é, com essa complementação, fazer com que nenhuma família receba menos de R$ 200,00 do Bolsa Família.

Rádio Missioneira