O e-book “Centenário de Jayme Caetano Braun”, criado pelo Governo do Estado para divulgar o tema dos Festejos Farroupilhas de 2024, não está mais disponível para download no site da Secretaria Estadual de Cultura (Sedac). A medida ocorreu após o escultor são-luizense Vinícius Ribeiro denunciar em suas redes sociais um possível plágio.
“Ficou muito bom, porém faltou citarem que 90% do texto foi retirado do meu blog. Fiquei como “plagiador” do meu próprio texto, feito desde 2008. Achei tremendamente deselegante”, escreveu Vinícius.
Autor da estátua que homenageia Jayme Caetano Braun em uma das entradas de São Luiz Gonzaga, o escultor se dedica a pesquisar a história do grande pajador missioneiro há anos. Parte de sua pesquisa está publicada em www.viniciusribeiroescultor.blogspot.com.
A publicação do e-book foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sedac e organizada por Cândido Adalberto de Bastos Brasil, da Estância da Poesia Crioula. A edição é do Instituto Estadual do Livro (IEL), da Sedac.
O material apresentava um apanhado de informações sobre o centenário de Jayme, homenageado dos Festejos Farroupilhas deste ano. O livro, que não está mais disponível para ser baixado, seria distribuído para entidades parceiras do governo em versão impressa.
Rádio Missioneira