Um grupo de voluntários que arrecadou doações em Salvador das Missões e Cerro Largo levou ajuda para o Vale do Rio Taquari. O carregamento saiu das Missões na última sexta-feira (10), levando principalmente água, alimentos e produtos de limpeza.
Segundo o voluntário Junior Rauber, morador de Salvador das Missões, em contato com a Rádio Missioneira, o cenário nas cidades margeadas pelo Rio Taquari é desolador. Em Arroio do Meio, a situação é caótica. Casas foram arrancadas e troncos de árvores estão espalhados até em telhados de imóveis de dois andares.
“É 10 vezes pior do que se imagina”, disse Rauber. A falta de comida é perceptível em Arroio do Meio, já que a cidade não possui mais estabelecimentos comerciais e a ajuda humanitária demora para chegar.
“Tem barro até pela metade das casas”, relata. O mesmo caos se repete em Muçum e Roca Sales, extremamente devastadas pela força das águas. Falta energia elétrica e água nas casas que restaram em pé. “Muçum está destruída”, conta Junior.
Para sair da região, o grupo enfrentou extrema dificuldade, quase ficando preso nas estradas em situação caótica. Segundo o missioneiro, a Vale do Taquari precisa de ajuda urgente e destacou que a maior parte do socorro humanitário que chega às cidades é fruto do esforço de voluntários
Foto: redes sociais
Rádio Missioneira