logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Draco completa três anos de instalação em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga foi criada pelo Decreto nº 54.405/2019 e foi formalmente instalada pela Portaria nº 116/2019, de 01/08/2019, da Chefia de Polícia Civil.

A delegacia especializada é coordenada por um delegado de Polícia e composta por mais cinco agentes e a sua instalação somente se deu após a participação ativa desses policiais na prisão dos criminosos que cometeram o roubo ao Banco do Brasil, em Porto Xavier, em abril daquele ano. A participação naquele evento convenceu as autoridades da necessidade de instalar uma delegacia especializada no combate ao crime organizado e aos crimes de maior potencial lesivo em nossa cidade e região.

Inicialmente, com objetivo de não haver empecilhos à instalação da nova delegacia, a Draco contava tão somente com o ativo humano e seus equipamentos e armamento individuais, não tendo sede própria, nem viaturas, nem armas longas.

No entanto, logo essa realidade mudou: os veículos apreendidos com os criminosos foram transformados em viaturas, com a anuência do Poder Judiciário e os policiais, sem prejuízo das suas atribuições normais, passaram a buscar recursos para estruturar a delegacia. Atualmente, além daquelas apreendidas, a delegacia conta com duas modernas viaturas semi-blindadas (uma Hilux e uma SW4) e com potentes fuzis automáticos calibre 5,56mm.

No tocante às ações e resultados da delegacia, os números são extremamente favoráveis à sociedade. Desde a sua instalação, as investigações conduzidas pela Draco já culminaram na prisão de mais de 200 delinquentes e na apreensão de mais de 50 veículos; de mais de R$ 2 milhões em espécie e em contas bancárias de criminosos e de “laranjas”; de mais de 100 quilos de cocaína e crack; de mais de 500 quilos de maconha e de diversas armas de fogo que estavam irregularmente na posse de criminosos. Tais ações, sem dúvidas, tornam mais segura a nossa cidade e a região como um todo.

Decorrente dos resultados positivos alcançados, a Draco de São Luiz Gonzaga passou a ter a sua atuação reconhecida pela cúpula da Polícia Civil e também pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tanto que a delegacia recebeu a incumbência de fazer o gerenciamento estadual, pela Polícia Civil, de duas importantes operações de combate aos crimes transfronteiriços conduzidas pelo ministério.

Essa demonstração de confiança no trabalho desenvolvido pela Draco de São Luiz Gonzaga possibilitou com que a delegacia pudesse se estruturar ainda mais, já que, pela parceria, recebeu do ministério equipamentos que aumentam a proteção dos policiais e potencializam a sua atuação, como capacetes balísticos dotados de binóculos de visão noturna, placas balísticas para colete capazes de proteger contra tiros de fuzil.

Além disso, ainda neste mês de agosto, a delegacia deve receber do ministério uma viatura  S10, zero Km, que irá modernizar ainda mais a sua frota, aumentando seu poder de atuação e a mobilidade da equipe.

Desde que entrou em atividade, a Draco de São Luiz Gonzaga encontra-se, provisoriamente, instalada no mesmo prédio que abriga a 27ª Delegacia de Polícia Regional, espaço que já não é suficiente, havendo necessidade de novas instalações. Diante disso, com uso de recursos dos próprios policiais e apoio do Poder Judiciário, está sendo reformado um prédio anexo para onde a Draco irá se mudar em breve.

No entanto, o objetivo para o futuro é a construção ou adaptação de prédio próprio, independente, com vistas a dotar a Draco dos meios suficientes para a sua plena atuação em benefício das comunidades abrangidas pela 27ª Região Policial, que é composta pelos municípios de São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, Bossoroca, Roque Gonzales, Caibaté, São Nicolau, Porto Xavier, Pirapó, Garruchos, Rolador, Mato Queimado, Dezesseis de Novembro e São Paulo das Missões.

A Draco conta com o apoio da comunidade para que chegue ao conhecimento da equipe de policiais a ocorrência de crimes na sua área de abrangência, possibilitando assim o inicio das investigações e a rápida elucidação, tudo com vistas a melhorar a sensação de segurança das pessoas.

Para tanto, disponibiliza os telefones funcionais fixo (55) 3352-3858 e WhatsApp (55) 9 8423-6177, por meio dos quais recebe denúncias e informações, garantindo-se total sigilo e confidencialidade.

Fonte: Comunicação Social da Draco São Luiz Gonzaga

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.