Docentes de São Luiz Gonzaga recebem Diploma Paulo Freire

Compartilhe!

“E fundamental diminuir a distância entre o que diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”. Com a frase de Paulo Freire, teve início a fala da vereadora Maria de Lourdes Matzenbacker em homenagem aos educadores.

Na tarde de ontem (12) foi realizada sessão de entrega do “Diploma Paulo Freire”. A Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, por meio da Resolução 598 de 10 de outubro de 2005, instituiu a o “Diploma Paulo Freire”. Oportunidade que são homenageados os professores das redes Municipal, Estadual e Privada de Ensino. Todos os anos, os Sindicatos representativos são convidados a indicar professores a receberem a distinção.

O discurso em nome do legislativo, foi proferido pela vereadora e também educadora, Maria de Lourdes Matzenbacker. Em sua fala, destacou a trajetória profissional dos professores homenageados contextualizando com as práticas pedagógicas de Paulo Freire. Destacando: “Nara, Noeli, Cirino, hoje vocês aqui representam todos os professores do nosso Município, que sonham, com uma Escola cada vez mais criativa, mais viva, inserida na comunidade”.

Logo após, os homenageados utilizaram o espaço da tribuna para agradecer a distinção.

Nara Lucia Mendes Klasen é professora graduada em Pedagogia pela URI – São Luiz Gonzaga, com especialização em Pedagogia Gestora pelo SEG- SLG. Atua há 26 anos no magistério e atualmente é gestora da E.M.E.F. Mamede de Souza.

Noeli Schnorrenberger, é graduada pela URI – São Luiz Gonzaga. Possui curso de extensão em Ensino Religioso pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo. É especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente atua na E.E.E.M.Gustavo  Langsch- Polivalente.

Cirino Calistrato Rebello é contador, professor há 23 anos da graduação na URI – São Luiz Gonzaga, possui mestrado em sua área de atuação e dedicação no ensino da contabilidade.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani, também educador, manifestou-se durante a homenagem, parabenizando aos professores que receberam a láurea e destacando que a educação é o ponto determinante para o desenvolvimento das sociedades, bem como, afirmou que a nossa prática deve ser alinhada ao nosso discurso sempre.

O plenário do legislativo esteve lotado de familiares, amigos e autoridades que prestigiaram o momento importante na vida destes educadores. O diploma Paulo Freire – Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Desta forma, o educador é o nome desta honraria concedida anualmente aos professores de São Luiz Gonzaga.

Autora: Pâmela Moraes

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga