Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Direito na URI-São Luiz Gonzaga: conceito e importância

Entre as boas notícias que a URI – São Luiz Gonzaga recebeu, no ano de 2015, destaca-se a autorização concedida pelo MEC, para a abertura do Curso de Direito. Mais que uma boa notícia, uma vitória construída a muitas mãos, uma conquista que marcará esse ano, para universidade e, certamente, para São Luiz Gonzaga e Região.

 

O Curso tem como Coordenador o Professor Doutor, Daniel Rubens Cenci, que possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998), graduação em Filosofia – Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1992), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1989), mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2009).

 

O professor Daniel tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e áreas propedêuticas, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais, sociedade sustentável, legislação ambiental, gestão de políticas públicas e desenvolvimento regional. Pesquisador colaborador do Projeto COMPARTE/ UE – com universidades de Madrid, Barcelona, Girona e Universidade de Manágua.

 

Segundo o Professor Doutor Daniel são muitos os significados do curso de Direito, para a URI, a consolidação institucional, avançando e atualizando as áreas de formação que a sociedade atual demanda e que a realidade institucional torna realidade. Para a cidade e Região, estamos juntos consolidando sonhos institucionais e pessoais, são futuros alunos, cidadãos que desejam ardorosamente frequentar o curso, obter o diploma e atuar em alguma das muitas áreas que o Direito permite atuar, ou possam enriquecer suas vidas com um curso superior que se destaca no contexto brasileiro atual, por constituir-se numa ferramenta de defesa e garantia dos direitos das pessoas. As múltiplas carreiras para as quais o curso de Direito abre portas e janelas, justificam a expectativa com que a URI e a Região de São Luiz Gonzaga aguardavam esta manifestação do MEC.

 

"A condição de polo-geoeducacional se fortalece e a região certamente ganhará com a qualificação técnica, jurídica, humanística, sociológica, que será construída a partir do curso de Direito. As instituições públicas e privadas ganharão com os profissionais que em breve estarão formados para atuar, de forma qualificada, fortalecendo políticas públicas, promovendo direitos, garantindo deveres. Ou seja, qualificam-se os olhares jurídicos das relações sociais, políticas, econômicas, familiares, entre tantos campos que o Curso de Direito desenvolve com o trabalho de alunos e professores. Neste sentido, iniciar o curso de Direito na URI/SLG, reafirma os propósitos institucionais e permite celebrar tais avanços juntamente com a comunidade regional", declarou Cenci.

 

O Professor Doutor alerta que vale a pena refletir sobre a crítica hoje presente no Brasil a fora, de que existem cursos de Direito em demasia. Não é o caso de todas as regiões e neste sentido o próprio MEC entendeu ao aprovar a proposta. Também quanto às necessidades sociais do contexto atual, caracterizados pela alta conflituosidade, na maioria das situações pela carência de profissionais qualificados, que possam contribuir para a solução dos conflitos.

 

"Pode-se observar tal realidade nas relações de família, direitos das crianças e adolescentes, dos idosos, dos indígenas, dos afrodescendentes, entre outros grupos sociais para referir algumas dimensões coletivas de direitos. Ou podemos referir aos direitos dos empregadores e empregados nas relações de trabalho, do direito a educação, a moradia, a saúde, ao sossego, ao ambiente sadio, ao desenvolvimento, entre tantas outras que serão estudadas e qualificadas pelos docentes e discentes do Curso", afirmou.

 

Ao finalizar suas considerações Daniel concluiu que cabe registrar a certeza de que a ganhos coletivos para todos, com melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento para a cidade e região.

 

Vestibular – A URI/São Luiz Gonzaga irá ofertar 50 vagas para o Curso de Direito no vestibular de inverno. As inscrições iniciam no dia 01 de junho e encerram no dia 22. A prova ocorre em 28 do mesmo mês, às 14 horas.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.

toto 5000
sdtoto
agen togel
bandar togel terpercaya
toto slot88
situs toto
togel deposit 5000