Dia do gaúcho, é feriado no estado do Rio Grande do Sul - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
20 de setembro de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Dia do gaúcho, é feriado no estado do Rio Grande do Sul

20 de setembro de 2020 l 07:17
Materia atualizada: 21/09/2020 l 11:47

Sem desfile e sem bailes na semana Farroupilha





Compartilhe!

Dia 20 de setembro, dia do Gaúcho, sem desfile, mas com churrasco e muito amor por este chão. Acordei com uma sensação diferente e com vontade de retornar aos bancos escolares da Escola Adalgisa Leães Lencina, na época que comecei o primeiro ano Zona Sul. Fazer uma redação a respeito da nossa história e deste dia nos fazia brilhar os olhos de alegria e imaginação.

Todos gostavam da programação que era realizada para fazer o nosso galpão todos participavam com alegria e dedicação. A direção, colegas e professores trabalhavam com alegria e planejavam as atividades de aula e a programação no recreio que seria maior com a culinária gaúcha para todos nós… São lembranças que estão em minha memória e de todos os colegas que tiveram esse privilégio de estudar em uma Escola dedicada a manter a nossa História viva em seu meio e nos ensinar a fazer isso, cultuar as nossas tradições.

Feito essa introdução com a minha infância e minha imaginação, chego a este domingo (20) de setembro de 2020, feriado estadual. Quem poderia imaginar que hoje estaríamos vivendo essa situação, sem a oportunidade de desfrutar em um CTG, no Estado, Região, Cidade, ou fora, pois temos gaúchos que cultuam a nossa tradição em outros Estados da Federação. O importante é nos continuar mantendo viva em nossa mente e em nossos corações o que significa esta data e com a convicção que tudo isso vai passar e logo poderemos desfilar no dia 20 de setembro e participar das atividades desenvolvidas em nossas entidades durante Semana Farroupilha.

Parabéns ao nosso CTG Galpão de Estância, pela sua história e pela adaptação do momento com o churrasco de 20 de setembro. Nós da Rádio Missioneira, queremos homenagear todos os membros de CTGs, Piquetes e Centro de Tradições da nossa Região, vocês são parte viva da nossa história e responsáveis pelo futuro de Peões e Prendas desta Região. Que em 2021 possamos estar mais próximos e fazer durante a Semana Farroupilha uma programação especial de reencontro de nossas Famílias em cada entidade que participam e o maior desfile Farroupilha de nossa história em São Luiz Gonzaga e no Rio Grande Sul Tchê.

O significado da Revolução Farroupilha em nossa história:

20 de setembro, conhecido como o Dia do gaúcho, é feriado no estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o dia em que teve início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835.

Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história, que durante 10 anos – conhecido como o Decênio Heroico (1835-1845) – teve como cenário o Rio Grande do Sul, sendo por isso a data mais importante do calendário desse estado.

Assim, O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha.

A data ganhou maior destaque e comemoração a partir do momento em que foi decretado feriado no Rio Grande do Sul, de acordo com o decreto estadual 36.180, de 18 de setembro de 1995.

O que foi a Revolução Farroupilha?

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, na qual os revoltosos queriam se separar do Império do Brasil. Recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. Após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas, a revolução chegou ao fim em 1º de maio de 1845.

Semana Farroupilha

O Dia do Gaúcho está incluído na Semana Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.

Autor: Nivaldo Maciel

Fonte: Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados