Segundo Centro de Saúde, 76% das crianças que compareceram estavam com a caderneta de vacinação atrasada
O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação teve uma adesão expressiva em São Luiz Gonzaga. A informação foi confirmada pela coordenadora do Centro de Saúde do município, enfermeira Agueda Balbé, em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta segunda-feira (18).
Conforme Agueda, a campanha iniciou no dia 1º de outubro e segue até o dia 29. O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o objetivo de avaliar a caderneta de vacinação e colocar em dia a situação vacinal, diminuindo a incidência de doenças imunopreveníveis e proporcionando a eliminação ou erradicação dessas doenças.
A campanha contempla imunizantes que fazem parte do calendário vacinal – como contra o sarampo, meningite e caxumba – e visa preencher a lacuna da baixa procura vacinal da população alvo, incentivando a busca aos centros de saúde para imunização.
Segundo Agueda, 76% das crianças que compareceram estavam com a caderneta de vacinação atrasada. Um dos motivos, conforme a profissional, se deve pela pandemia, que ocasionou no represamento de outras imunizações.
“Precisamos manter as vacinas em dia, principalmente para evitar o ressurgimento de doenças praticamente já erradicadas no país”, concluiu Agueda.
Rádio Missioneira