Dezesseis de Novembro vai sediar primeira reunião com a nova diretoria do Detur - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
7 de abril de 2014
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Dezesseis de Novembro vai sediar primeira reunião com a nova diretoria do Detur

7 de abril de 2014 l 14:32
Materia atualizada: 07/04/2014 l 14:32




Compartilhe!

Na próxima terça-feira, dia 8 de abril, acontece no município de Dezesseis de Novembro a reunião mensal que discute e apresenta as potencialidades do turismo regional. Será a primeira reunião a ser conduzida pela nova diretora do Departamento de Turismo (Detur) da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia e pelo vice-diretor, prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin. Também o secretário-executivo do Departamento, Geovani Gisler participará do evento. No encontro, que será realizado na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 9 horas, o município anfitrião vai apresentar as potencialidades turísticas e projetos que estão sendo desenvolvidos para fomentar o setor. Ainda estarão em pauta os resultados da participação da região na Expotur Sul, em Canela, dias 28 e 29 de março passado, e outras ações para incrementar o turismo local e regional, de acordo com o planejamento da nova diretoria.

A programação turística inclui uma visita a ponte sob a barragem UHS Passo São João que interliga Dezesseis de Novembro a Roque Gonzales e visita ao salto Pirapó – Leito do rio Ijuí -, de onde se tem a visão das quedas d’ água sobre lajes de basalto, numa extensão de 325 metros, local onde está localizada a Usina Hidrelétrica Passo São João. Após o passeio, será servido almoço comunitário em local próximo a barragem. Devem participar do encontro prefeitos, secretários municipais de turismo, imprensa, e demais representantes dos municípios que integram a Associação dos Municípios das Missões (AMM).

Sobre Dezesseis de Novembro

Emancipado em 11 de abril de 1988, Dezesseis de Novembro está localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, na região das Missões. O município, que se emancipou de São Luiz Gonzaga, é considerado de pequeno porte em área e aspecto demográfico. Sua população, atualmente em torno de 2.800 pessoas, é constituída por diversas etnias sendo as principais de origem polonesa, alemã, italiana, luso-brasileiros e afro-descendentes. São imigrantes de diferentes partes do Rio Grande do Sul, em especial dos municípios de Jaguari, Mata, São Pedro do Sul que deixaram suas raízes na busca de solo mais fértil para o plantio.

No ano de 1945, foi organizada uma festa para escolher o nome da localidade-sede. Durante as festividades foram sendo acolhidas ideias para o nome do município, e no fim do dia seria a votação. Não houve nenhuma polêmica na escolha, pois apenas uma única sugestão foi apresentada: Dezesseis de Novembro. Essa unanimidade foi em função de que um dos agricultores pioneiros do local, João Paulo Ricachewski, sempre que indagado sobre quando tinha vindo para a localidade dizia: "foi no dia dezesseis de novembro". Essa afirmativa rendeu ao pioneiro e à localidade o apelido transformado em nome oficial no fim da festa, com o resultado da votação. E assim, o lugar passou a se chamar Dezesseis de Novembro.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados