logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Dezesseis de Novembro terá festa na data histórica que deu nome ao município

Compartilhe!

Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Dezesseis de Novembro irá realizar uma programação especial para celebrar a data de fundação da cidade e que deu origem ao nome do município. Oficialmente, o aniversário de Dezesseis de Novembro é celebrado no dia 11 de abril, data da emancipação político-administrativa. 

A festividade irá ocorrer na Praça Hugo Hoff a partir das 14h. Haverá tertúlia livre, feira de exposições, brinquedos, atividades para as crianças, design de cabelos infantis, show gratuito com o Grupo Garotos do Fandango e corte de um bolo gigante de 100 quilos.

HISTÓRIA

A origem do nome do município, conforme histórico divulgado no site da Prefeitura Municipal, tem duas versões. Uma delas é que no dia 16 de novembro de 1941, o agricultor João Paulo Ricachewski derrubou a primeira árvore para construção da localidade.

A outra versão é de que no dia 16 de novembro de 1945, os colonizadores Hugo Hoff e Daniel Schneider organizaram uma festa na comunidade local, com objetivo de dar o nome à localidade. Durante a festa, foram acolhidas as sugestões dos presentes para o nome do município. Uma única sugestão foi sugerida pelos presentes “Dezesseis de Novembro”. Essa unanimidade se deve em função de o pioneiro ter derrubado a primeira árvore na sede do município em um dia 16 de novembro. João Paulo Ricachewski sempre enfatizava, quando indagado de sua vinda para a localidade, “foi no dia 16 de novembro”.

 

Foto: Neuza Colbek

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.