O descarte irregular de lixo em uma área verde, na área central de São Luiz Gonzaga, ameaça uma nascente de água considerada histórica na cidade. A situação foi constatada neste fim de semana, por uma equipe do Coletivo de Educação Popular Proteção Ambiental e Sustentabilidade Sepé Tiaraju (Ceppas).
A vertente está localizada em um terreno entre a Avenida Senador Pinheiro Machado e a Rua Venâncio Aires. Pesquisas históricas iniciais sugerem que o olho d’água foi utilizado pelos padres jesuítas e índios guarani para o abastecimento da redução de São Luiz Gonzaga, entre os anos 1600 e 1700.
Entre os resíduos encontrados pelos voluntários no local, estão roupas, calçados e lixo doméstico. Também foi possível constatar água parada. Segundo o Ceppas, o grupo trabalhará para que os materiais sejam removidos, em breve, do local.
Em outra nascente analisada pelo coletivo, desta vez na Rua Bento Soeiro de Souza, também foram encontrados resíduos, mas em menor quantidade. As duas vertentes desempenham um importante papel para o equilíbrio ambiental da cidade. .
Fotos: divulgação/Ceppas
Fonte: Rádio Missioneira