Deputado Jeferson diz que Governo quer vender estatais para satisfazer apoiadores - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
23 de abril de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Deputado Jeferson diz que Governo quer vender estatais para satisfazer apoiadores

Deputado é contra a retirada do plebiscito. Foto: divulgação Dep. Jeferson Fernandes
23 de abril de 2019 l 09:58
Materia atualizada: 23/04/2019 l 15:30




Compartilhe!

Nesta terça-feira (23) ocorre sessão da Assembleia Legislativa onde deverá ser realizada votação do projeto de lei que retira da constituição a obrigatoriedade de plebiscito para que o Estado possa comercializar estatais. Em participação no programa Jornal da Manhã desta terça o deputado Jeferson Fernandes falou sobre o assunto.

Muitas outras medidas devem ser realizadas até a efetiva venda das estatais (CEEE, Sul Gás e CRM), porém, a retirada do plebiscito da constituição talvez seja a etapa mais difícil para o Governo do Estado. Segundo Jeferson, para retirar o plebiscito, serão necessários no mínimo 33 votos. Após, tratativas como a venda das empresas e outras medidas que necessitem de aprovação da AL terão uma exigência de votos menor – a venda de cada empresa, por exemplo, necessita de um mínimo de 28 votos.

Jeferson lembrou que, devido a vendas desastrosas de estatais realizadas pelo então governador Antônio Brito, o plebiscito foi inserido na constituição, em 2002. Desde então isso funcionou como um mecanismo de segurança, exigindo, também, argumentação do Governo em torno do assunto. Segundo o Deputado, essa argumentação, hoje, não existe.

Motivação para as vendas

Sobre a rentabilidade das estatais, Jeferson disse que a Sul Gás é altamente lucrativa. A CRM, segundo o Deputado, foi conduzida a um resultado negativo de forma proposital, assim como no caso da CEEE. Jeferson diz que a principal motivação para a venda das estatais é ideológica, visando manter a base de apoiadores do Governo.

Ele finalizou dizendo que os deputados opositores a essa medida vão utilizar de todas as formas regimentais possíveis para que essa intenção não tenha sucesso.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados