Delegado Afonso Stangherlin aponta medidas na legislação que poderiam ajudar muito para coibir ocorrências de abigeato - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
12 de agosto de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Delegado Afonso Stangherlin aponta medidas na legislação que poderiam ajudar muito para coibir ocorrências de abigeato

Implantação de chips no rebanho é alternativa para aumentar a segurança. Foto: divulgação Zero Hora
12 de agosto de 2020 l 15:15
Materia atualizada: 12/08/2020 l 17:14




Compartilhe!

Participando do programa Jornal da Manhã desta quarta-feira, o delegado Afonso Stangherlin falou sobre o trabalho realizado no combate a crimes rurais na região, como no abigeato. Segundo o Delegado, existe uma grande preocupação com o furto de gado e defensivos agrícolas, o que motivou a criação de várias linhas de investigação e, consequentemente, a obtenção de resultados como o ocorrido em Dona Otília.

Elogiando o trabalho incansável das inspetorias veterinárias, Stangherlin disse que a Polícia Civil busca corresponder com dedicação às investigações, compensando as já conhecidas deficiências com baixo efetivo. Ainda sobre as ocorrências na região, o entrevistado disse que essas quadrilhas possuem fortes ramificações nas regiões onde atuam, com cumplicidade de pessoas que aqui habitam.

Essa experiência com crimes rurais resulta também na reivindicação de demandas que venham a prevenir o furto de gado. Uma das alternativas, que infelizmente não se concretizou ainda, é a obrigatoriedade, por lei, da implantação de chips no gado. Desse modo o abate em frigoríficos seria feito apenas após a confirmação dessa prática. Já existe exemplo no Uruguai, onde a medida foi adotada e o resultado, na forma da diminuição do abigeato, foi visível.

Hoje, a investigação é muito difícil, mas tem mostrado grandes resultados. Com mais apoio no quesito legislativo, certamente o trabalho seria ainda mais eficiente.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados