logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Decreto de calamidade pública segue até o dia 6 de abril

Compartilhe!

Em nova reunião do Comitê Extraordinário de Saúde, realizada na manhã de segunda-feira (30), os presentes optaram por manter as medidas de prevenção estipuladas pelo decreto número 5.451/2020, o qual declarou “Estado de Calamidade Pública em São Luiz Gonzaga para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo coronavírus)”. O objetivo da reunião era alterar (ou não) as medidas aplicadas ao funcionamento do comércio.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brodani, iniciou a reunião destacando a importância de seguir orientações técnicas. “Sabemos que a situação é muito difícil e afeta diversos setores da nossa comunidade. Nos colocamos no lugar de todos para pensarmos em soluções, sempre zelando pela saúde da população e também levando em consideração dados técnicos”.

Após várias manifestações, ao final de duas horas de reunião, os presentes votaram – por unanimidade – pela manutenção do decreto 5.451/2020, o qual entrou em vigor no dia 23 de março e segue vigente até 6 de abril, segunda-feira. A próxima reunião do Comitê Extraordinário de Saúde também ocorre no dia 6. Caso ocorram alterações no quadro da epidemia, o prefeito poderá convocar uma nova reunião a qualquer momento.

COMÉRCIO

O decreto em vigência permite o funcionamento do comércio de forma regrada. Para os serviços considerados não essenciais, é permitido realizar um regime de plantão, com entregas no domicílio do cliente ou em caráter urgente, com no máximo um cliente de cada vez, respeitando regras de higienização determinadas pelo Ministério da Saúde. O decreto está disponível no link https://www.saoluizgonzaga.rs.gov.br/site/leis/68335-declara-estado-de-calamidade-publica-em-sao-luiz-gonzaga-parafins-de-prevencao-e-de-enfrentamento.

HOTÉIS E POUSADAS

Na tarde de segunda-feira, uma retificação foi realizada no decreto 5.451/2020, revendo a situação dos hotéis e pousadas do município. Com a publicação do decreto 5.467/2020, a rede hoteleira poderá operar com 50% de sua capacidade (de acordo com os alvarás de liberação e PPCI). Porém, é vedada utilização e a circulação nas áreas de uso comum. Os hotéis e pousadas também devem cumprir as determinações de higienização definidas pelas autoridades públicas para evitar a disseminação do COVID-19. O decreto está disponível no link https://www.saoluizgonzaga.rs.gov.br/site/leis/68497-alte.

COVID-19

De acordo com boletim epidemiológico divulgado na tarde de segunda-feira, o município possui 17 pessoas em situação de isolamento domiciliar por síndrome gripal. Na sexta-feira (27), eram 12 pessoas. Até o momento, foram realizadas duas coletas para exames de COVID-19, sendo aguardados os resultados. A amostra coletada hoje é de um paciente de Pirapó, o qual internou no Hospital de São Luiz Gonzaga com síndrome respiratória aguda grave.

Fonte: Larissa Dorneles /AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.