logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Curta gravado em Itacurubi e Bossoroca é selecionado para festival internacional de cinema

Compartilhe!

O documentário curta-metragem, “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha”, foi selecionado para participar da mostra competitiva do Festival Internacional de Cine Documental del Uruguay 2023 – 17º Atlanticdoc, que será realizado entre os dias 16 e 29 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai e em outras 12 salas do país.

Mais de 600 obras audiovisuais de 43 países foram inscritas em 2023, neste que é um dos mais conceituados e tradicionais festivais de cinema da América Latina. Entre todas as obras inscritas, 60 documentários foram selecionados para competição oficial pela curadoria uruguaia. O anúncio foi feito no último dia 7, pelo coordenador-geral do festival, o cineasta Ricardo Casas.

O curta-metragem gaúcho será exibido dentro da mostra competitiva internacional, nos dois polos do evento: Montevideu e Colônia do Sacramento. Se for premiado, haverá uma reprise na cerimônia de encerramento e premiação na capital uruguaia.

A obra retrata uma das histórias mais extraordinárias do período revolucionário rio-grandense e tem ficha técnica assinada somente com nomes do Rio Grande do Sul , como a produção executiva e roteiro de Marcos Fabricio, de Bossoroca.

Também tem a participação especial da atriz santa-mariense Vera Mesquita, a narração do professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Rogério Rocha Lobato e depoimentos de pesquisadores e memorialistas de Bossoroca, Santa Maria e Santiago, como Crescêncio Fabricio da Silva, Walter Jobim Neto e Valdir Amaral Pinto, respectivamente.

A Confraria Cavaleira da Paz, de Porto Alegre, também participa da obra audiovisual, assim como figurantes de Itacurubi, Bossoroca e Carovi, distrito de Santiago, onde foram gravadas as cenas e também onde aconteceram os fatos históricos abordados pelo trabalho.

Fonte: Paralelo 29

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.