CTG Galpão de Estância comemora 67 anos com programação diferenciada

Compartilhe!

Live de aniversário e a venda de galetos serão realizadas pela entidade 

A concretização de um Centro de Tradições Gaúchas começou a tomar forma no dia 9 de maio de 1954, com a realização de uma reunião, nas dependências do prédio da Rádio São Luiz, referente à fundação de uma entidade tradicionalista, onde formou-se uma comissão constituída pelo senhor Elias Possap, Dárcirio Dutra e Vidal Bocacio, para tratar da fundação de uma entidade tradicionalista.

Em 24 de junho do mesmo ano nascia o CTG Galpão de Estância, cujo nome originou-se de um programa radiofônico, que Jayme Caetano Braun, o grande payador são-luizense, juntamente com Elias Possap, Walter Medeiros, Dangremon Flores, Otacilio Rosa e Darcirio Dutra mantinham na Rádio São Luiz que tinha o nome Galpão de Estância.

O CTG Galpão de Estância, foi a primeira entidade tradicionalista fundada na cidade, e desde então, há 67 anos o CTG Galpão de Estância – Catedral Xucra do Pago, mante-se vivo preservando o tradicionalismo, sendo uma organização social, o qual acima de tudo respeita e preserva sua história Missioneira, e que promove muitos eventos integrados a sociedade.

Contando com o apoio de várias pessoas, que ao longo dos anos se empenharam em fazer parte desta entidade, o CTG se destaca, preservando as manifestações culturais tradicionais, a identidade regional, bem como defendendo valores como responsabilidade, honestidade e cumprimento de deveres os quais mantem “vivas” as tradições.

Desde março de 2020 não são realizadas nenhuma das inúmeras atividades que eram desenvolvidas, presencialmente, pela entidade, mas de acordo com o Patrão Luis Carlos Moraes mesmo em outro formato, que não o presencial, é preciso dar continuidade ao movimento tradicionalista, respeitando e propagando nossa cultura e tradição.

Assim como em 2020, a entidade precisou se reinventar para comemorar o aniversário da entidade.

“Não poderá ser realizado aquele tradicional baile, mas neste ano foi organizada, no formato online, a Live de Aniversário do CTG que será realizada no dia 26 às 20h, transmitida pela nossa página no Facebook” destacou o patrão da entidade.

Marivane Coletto, membro do Departamento Social destaca que “a live conta com um muito especial, daqueles de arrastar o sofá da sala e dançar todas, com o Desidério Souza; além de uma prosa animada o nosso patrão Luiz Moraes e o ginete domador Emerson”.

A entidade também está organizando, dentro das comemorações dos 67 anos da entidade, atendendo aos pedidos da comunidade, um galeto no dia 10 de julho. Devido ao enfrentamento a pandemia, esta edição será realizada de maneira diferente, no sistema drive thru, com todos os protocolos, como o distanciamento, uso de máscaras, luvas e álcool gel, de acordo com orientações da Secretaria Municipal da Saúde.

Os cartões, em quantidade limitada, podem ser adquiridos com a patronagem ao valor de R$ 20,00 e dão direito a quatro pedaços de galeto e uma medida de maionese. Tudo será entregue acondicionado em embalagens. Mais informações pelo telefones (55) 999858543 ou (55) 996845187.

Fonte: Cristiane Barcellos Bocacio/2ª Sotacapataz | CTG Galpão de Estância