Em entrevista ao Jornal da Manhã de hoje, o sargento Ivo José Angnes, coordenador adjunto da Defesa Civil, falou sobre os atendimentos às famílias atingidas pela enchente. Na Regional de São Luiz Gonzaga, dos 45 municípios de abrangência, 12 estão em situação de emergência.
Disse que desde o início a regional manteve contato com os coordenadores municipais, orientando os moradores a saírem de suas casas a tempo. Conforme Ivo, o Governo do Estado está dando apoio às famílias que perderam parcialmente ou totalmente suas residências. Kits de donativos foram enviados aos municípios mais atingidos.
A participação da comunidade também tem sido importante, com a doação de roupas, cobertores, colchões e alimentos. Os donativos estão sendo levados aos municípios com apoio das viaturas do 14° BPM. Questionado quando às telhas que estão no batalhão, o coordenador disse que elas estão sob jurisdição do Ministério Público e não podem ser usadas no momento.
Com o nível do rio Uruguai baixando, as famílias retornam as suas casas. Nesta sexta-feira o coordenador viaja até Alecrim. Ele disse que em grande parte dos municípios o rio está no nível do leito. Em Garruchos o rio está com nível acima do normal.