Coopatrigo promove capacitação aos seus cooperantes de sementes

Compartilhe!

A Coopatrigo esteve realizando mais um encontro com os seus cooperantes de sementes para o fechamento da comercialização das sementes de trigo da atual safra, onde a cooperativa conseguiu um crescimento de 12% com relação à safra 2020. Na oportunidade, os cooperantes também receberam a sua bonificação pela multiplicação das sementes.

Ao abrir o encontro, o presidente da Coopatrigo Paulo Pires falou da importância do setor, pois ele é estratégico para a cooperativa, já que atende uma necessidade dos associados de ter sementes fiscalizadas, de qualidade e com as tecnologias de ponta que cada vez mais são inseridas na semente.

Aproveitando o encontro, a Coopatrigo também promoveu uma capacitação dos cooperantes  com o Dr. em Ciências e Tecnologia de Sementes, engenheiro agrônomo Alexandre Gazolla.

“A qualidade das sementes é definida no campo desde o plantio, manejos e colheita e para que a cooperativa sempre tenha esta qualidade, nossos cooperantes de sementes necessitam sempre estar atualizados e treinados para desempenharem esta função”, afirmou o presidente da Coopatrigo.

Alexandre Gazolla destacou que a semeadura, seguida pelo estabelecimento uniforme de plantas com alta performance produtiva, é o principal desejo e desafio do agricultor brasileiro. Por isso, entender que pequenos ajustes ao longo do sistema de produção, como a escolha correta da cultivar, utilização de sementes com alta qualidade – genética, física, fisiológica, sanitária e visual –, ambiente de produção e semeadura adequados, solo estruturado e sem compactação, manejo eficiente dos agentes redutores de produtividade, entre outras ações, são cruciais para garantir altos índices de rendimento de grãos.

Os principais fatores que devem ser observados estão relacionados a semeadura com profundidade correta e uniforme, a temperatura do solo na profundidade de deposição das sementes, a disponibilidade de água no solo, o corte da palha e o fechamento e compactação do sulco de semeadura.

Os cooperantes de sementes da Coopatrigo tiveram a oportunidade de verificar experimentos de plantio em diversas situações para comprovarem a importância destes fatores para o sucesso no desenvolvimento da planta.

Fonte: Roberto Marques | Assessor de Comunicação da Coopatrigo