Dentro do seu processo permanente de aprendizagem, a Coopatrigo deu início nesta semana a mais uma turma do Aprendiz Cooperativo do Campo, curso criado pelo Sescoop/RS, especialmente para as cooperativas agropecuárias.
Essa está sendo a quinta turma do programa e foi formada junto a Escola Padre João Baptista Réus de Dezesseis de Novembro, contando com 25 alunos que foram selecionados atendendo os principais requisitos para participar do curso, entre os quais está a ligação com o meio rural, sendo que estes alunos firmam um contrato de trabalho como aprendizes com a Coopatrigo pelo período de duração do curso que são 18 meses.
O ato foi desenvolvido junto ao auditório da Coopatrigo e a saudação aos alunos e familiares, que estavam acompanhados pela direção da escola de Dezesseis de Novembro foi realizada pelo vice-presidente da cooperativa, Luiz Flávio Oliveira e o superintendente Marcos Pilecco.
Desde 2017, o Aprendiz Cooperativo do Campo estimula a permanência dos jovens nas atividades do meio rural, promove a sucessão familiar e incentiva o aumento do quadro social das cooperativas. A iniciativa é voltada para jovens de 14 a 24 anos incompletos, filhos de cooperados, sendo inclusive registrada junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade de sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo.
Para ministrar o curso, foi contratada a Cooperconcórdia de Santa Rosa e as aulas serão todas desenvolvidas junto a escola no turno inverso das atividades curriculares normais dos alunos.
A Coopatrigo já desenvolveu o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo em São Lourenço, interior de São Luiz Gonzaga; no Rincão dos Mirandas, interior de Santo Antônio das Missões; na Esquina Piratini, interior de Bossoroca e no Rolador, formando em torno de 100 alunos somente neste Programa.
Fonte: Roberto Marques/Filipe Reichert | Assessoria de Comunicação da Coopatrigo